Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAGÉDIA

Avião em que Marília Mendonça viajava tinha denúncias por irregularidades

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Marília Mendonça posa em avião que caiu horas depois em cachoeira

A cantora Marília Mendonça, que morreu em queda de avião em Minas Gerais na sexta-feira (6)

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 5/11/2021 - 17h21
Atualizado em 6/11/2021 - 18h29

O avião que levava Marília Mendonça (1995-2021) para um show em Minas Gerais, mas caiu na serra de Caratinga, foi alvo de denúncias na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) neste ano. "A empresa acumula irregularidades que colocam em risco tripulantes e passageiros", diz documento do MPF (Ministério Público Federal). A cantora de 26 anos e mais quatro pessoas que estavam com ela morreram na tarde desta sexta-feira (5).

Uma pesquisa pública feita no site da Agência mostra que a empresa proprietária da aeronave, a PEC Táxi Aéreo, acumula três processos no Estado de Goiás. No entanto, o sistema da agência afirma que a aeronave encontra-se em situação regular e que conta com autorização para realizar táxi aéreo.

No relatório do MPF, ao qual o Notícias da TV teve acesso, foram descritos os riscos do para-brisa da aeronave com prefixo PT-ONJ. "O vidro fica embaçado, com prejuízo visual em pousos e decolagens, fato conhecido pela empresa, porém ignorado", afirma o documento.

O MPF pontuou que, segundo fontes do órgão, a PEC Táxi Aéreo teria se utilizado de "meios ilícitos de burlar a ocorrência de auditorias e vistorias da Anac". Ainda não se sabe a causa para a queda do avião onde estava a cantora sertaneja. A aeronave era um bimotor Beech Aircraft, com capacidade para seis passageiros.

Neste sábado (6), a Anac enviou uma nota para explicar que "ficou constatada a substituição da peça [para-brisa] em maio deste ano. O resultado da apuração foi comunicado pela Anac ao MPF, em 21 de junho, seis dias após o recebimento da manifestação, e, após pedido de complementação pelo órgão, a Agência também se manifestou na data de 22 de julho"

Outra informação obtida no documento no MPF diz respeito ao treinamento para voos, "lançando mão do código da Anac, de outro piloto com hora voo
liberada". Ou seja, excedendo a carga de trabalho permitida por lei, que é uma norma de segurança.

A Anac reforçou que a PEC tem autorização para realizar táxi aéreo e que o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade do avião, documento que atesta as condições deste tipo de veículo, é válido até julho de 2022.

Após a repercussão das informações públicas, o documento do MPF foi colocado em sigilo. A Aeronáutica, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), comanda as investigações do acidente e já começou o trabalho de apuração.

"A Agência ressalta a importância de aguardar o avanço das investigações pelo Cenipa, órgão responsável pela apuração das causas do acidente, e se mantém à disposição para contribuir com as investigações", diz a nota da Anac.

A Pec também se posicionou sobre o caso: "A respeito da operação, cumpre mencionar que: (a) o avião envolvido no acidente era devidamente homologado pela Anac para transporte aéreo de passageiros e estava plenamente aeronavegável; (b) a tripulação engajada na operação tinha grande experiência de voo e também estava devidamente habilitada pela Anac, com todos os treinamentos atualizados; (c) as condições meteorológicas eram favoráveis".

REPRODUÇÃO/ SUPER CANAL/FACEBOOK

Avião que caiu com Marília Mendonça

O avião da cantora Marília Mendonça

Avião caiu em cachoeira

O acidente aconteceu por volta das 15h30. A cantora e as outras quatro pessoas que estavam com ela na aeronave morreram. O avião caiu em uma cachoeira. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

"O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que, nesta sexta (5), ocorreu a queda de uma aeronave de pequeno porte, modelo Beech Aircraft, na zona rural de Piedade de Caratinga. O Corpo de Bombeiros confirma que a aeronave transportava a cantora Marília Mendonça e que ela está entre as vítimas fatais", diz.

Inicialmente, a assessoria de imprensa da artista chegou a dizer que ela teria sido resgatada com ferimentos leves. Marília estava acompanhada de um assessor, um produtor, além do piloto e do copiloto.

Segundo a GloboNews, que enviou um repórter para o local, a primeira pessoa retirada sem vida do avião foi um homem. Marília foi retirada na sequência e estava coberta por uma manta térmica.

A artista tinha um show marcado no parque de exposições João da Costa Mafra. A apresentação estava prevista para começar à 1h da madrugada de sexta para sábado (6).

Antes de entrar na aeronave, Marília Mendonça publicou um vídeo nas redes sociais revelando o que gostaria de fazer quando chegasse em Minas. Depois que a notícia da queda do avião se espalhou, a internet ficou desesperada, já que um avião muito parecido com o que foi mostrado nas redes estava aos destroços, e a cantora também não apareceu nas suas contas oficiais para falar se estava bem. 

Veja aqui:

Confira homenagens a Marília Mendonça:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.