Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO NA TELEDRAMATURGIA

Autora de Esmeralda e O Privilégio de Amar, Delia Fiallo morre aos 96 anos

Divulgação

Delia Fiallo sorridente, de batom vermelho e a mão na altura do queixo

Escritora Delia Fiallo era considerada a 'mãe da novela latino-americana'; cubana morreu aos 96 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/6/2021 - 8h18

Escritora cubana, Delia Fiallo morreu aos 96 anos. A autora criou novelas que fizeram sucesso no Brasil, como O Privilégio de Amar (1985), Kassandra (1992) e Esmeralda (1970). A causa do óbito ainda não foi revelada.

A morte foi anunciada pela Televisa e CNN. Considerada a "mãe da novela latino-americana", Delia começou carreira nas radionovelas em 1949 e migrou para as telenovelas em 1957, com uma adaptação de Soraya.

Ela também foi autora de Mariana da Noite (2003), Peregrina (2005), Mar de Amor (2009), A Que Não Podia Amar (2010) e Um Refúgio Para o Amor (2011).

Ao todo, ela criou mais de 40 obras entre rádio e televisão. A principal característica de suas histórias era o romance contemporâneo.

Delia foi homenageada com diversas adaptações de suas obras em vários países. Ela foi casada com o diretor de rádio Bernardo Pascual durante 67 anos, até a morte dele em março de 2019. Delia deixa cinco filhos e 13 netos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.