Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLAUDIA JIMENEZ

Atriz que morreu em 2022 se arrependeu de grande erro na Globo: 'Pra mim acabou'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Miguel Falabella, Claudia Jimenez e Aracy Balabanian em cena de Sai de Baixo (1996)

Os atores Miguel Falabella, Claudia Jimenez e Aracy Balabanian em cena de Sai de Baixo (1996)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/12/2022 - 6h15

A empregada Edileuza, de Sai de Baixo (1996-2002), foi a personagem mais marcante de Claudia Jimenez (1958-2022) na Globo. No entanto, a atriz, que morreu neste ano, deixou o humorístico de forma brusca, após desentendimentos nos bastidores. Anos depois, ela refletiu sobre esse momento e admitiu que erros foram cometidos. Na época, ela chegou a declarar que sua saída do programa era definitiva: "Pra mim acabou". 

Claudia Jimenez começou a carreira no humor da Globo em Os Trapalhões (1980-1983), no qual fez várias personagens. Ela também interpretou personagens cômicas em programas como Viva o Gordo (1981-1984), Chico Anysio Show (1982-1990) e Escolinha do Professor Raimundo (1990-1993). 

Em 1996, o Sai de Baixo estreou, e Claudia Jimenez esteve presente no elenco original. Ela vivia a desbocada empregada Edileuza, que trabalhava na casa de uma família decadente e trambiqueira no centro de São Paulo. 

O humorístico fez sucesso nas noites de domingo, mas, nos bastidores, Claudia estava insatisfeita. "A qualidade está caindo mesmo, e não foi apenas no último programa. Isso já vem acontecendo há pelo menos um mês", declarou ela ao Jornal do Brasil. 

A atriz ficou no Sai de Baixo apenas na primeira temporada. De acordo com rumores de bastidores, divulgados pela imprensa na época, Claudia havia se indisposto com pessoas que cuidavam do roteiro e da direção do Sai de Baixo, com críticas e provocações. A personagem Edileuza, então, deixou a série, e Claudia foi demitida. 

"Eu acho que o meu grande erro foi tentar modificar as coisas com as quais eu não concordava. Eu realmente fui insubordinada algumas vezes, mas só porque eu queria melhorar as coisas. Eu acho que eles têm todo o direito de me demitir. A sacanagem não foi a demissão, mas a maneira como as coisas foram feitas", comentou ela, ainda ao Jornal do Brasil. 

A atriz enfatizou que não havia chance de voltar ao programa: "Mesmo que eles queiram que eu volte, eu não volto jamais. Comigo, o Eduardo Figueiras, produtor do programa, me disse para eu ficar tranquila porque essa decisão não é definitiva. Mas para mim é. Eu jamais vou pisar de novo neste programa, pra mim acabou".

No entanto, vinte anos depois, a opinião de Claudia Jimenez se modificou. Quando o Sai de Baixo voltou ao ar na Globo em reprises, ela falou sobre o programa e admitiu que poderia ter tido outra postura. 

"Sinto muita saudade dessa época. Se fosse hoje, eu não teria saído. Na época, eu fui muito imatura, fazia algumas exigências que não precisavam ser feitas", falou, em entrevista ao jornal Extra. 

"Foram tantos momentos bons, mas as lembranças mais carinhosas são relacionadas à parte fora de cena, de coxia. Eu e Miguel [Falabella] batíamos muita bola. Já com relação aos episódios, teve um que eu cantava e ia para a plateia. Eu adorei. A interação imediata com o público me atraía muito", contou. 

O último trabalho de Claudia Jimenez na Globo foi na série Infratores, exibida dentro do Fantástico em 2018. Ela estava internada num hospital e não resistiu a uma insuficiência cardíaca. A atriz estava em tratamento contra um câncer no mediastino.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.