Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OSMAR PRADO

Astro de Pantanal gravou minissérie da Globo com câncer: 'Nem eu me reconhecia'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado em cena como o Velho do Rio de Pantanal (2022), com olhar sério para o horizonte

Osmar Prado como o Velho do Rio de Pantanal (2022); ele gravou minissérie durante tratamento

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/5/2023 - 6h20

Osmar Prado, que está no ar atualmente na reprise de Chocolate com Pimenta (2003), brilhou em seu trabalho mais recente na TV. Ele interpretou o Velho do Rio na segunda versão de Pantanal (2022). O ator tem longa carreira na Globo e até gravou uma minissérie na emissora enquanto fazia tratamento contra um câncer. Ele chegou a pesar 53 quilos e declarou: "Nem eu me reconhecia".  

O artista começou a carreira nos anos 1960 e atuou na primeira novela produzida pela Globo, Ilusões Perdidas (1965). Desde então, já fez parte dos elencos de mais de 40 novelas, séries, minisséries, programas e especiais na emissora. 

Em 2013, o ator foi surpreendido ao receber o diagnóstico de um tumor na região da garganta. Ele foi submetido a cirurgia, sessões de quimioterapia e radioterapia. 

"Tive um carcinoma de amígdala que foi detectado a tempo e retirado em duas cirurgias. Durante os exames, foi detectado um tumor de três centímetros no músculo da lateral do pescoço", explicou ele, em entrevista ao jornal Extra. 

Quando ainda estava se recuperando do procedimento de retirada do tumor, Prado recebeu um convite do diretor José Luís Villamarim para um papel na minissérie Amores Roubados. O ator aceitou e continuou em tratamento até depois das gravações. No evento de lançamento da atração, ele falou sobre sua trajetória de luta contra a doença.

"Digo que tive um câncer leve até. Fui para a gravação da minissérie usando gaze da primeira cirurgia. Gravei em Petrolina, Pernambuco, toda a parte externa do meu personagem, depois parei um mês e meio esperando as gravações de estúdio e, nesse intervalo, fiz uma segunda cirurgia na garganta e mais 30 sessões de radioterapia e três de quimioterapia", relatou, de acordo com o site Ego. 

"Tive o apoio fantástico da minha mulher, das minhas filhas, dos meus parentes mais próximos. Eles realmente fecharam comigo. Da doença, guardei a minha máscara de quimioterapia, de lembrança. Tem gente que joga fora e não quer saber mais do assunto, mas guardei a minha como lembrança da minha recuperação", explicou.

Osmar Prado ainda afirmou que não tinha medo da morte, e sim do sofrimento. Após passar pelos tratamentos, ele conseguiu se recuperar e vencer a batalha contra o câncer. 

Após o sucesso em Pantanal, o ator não renovou contrato fixo com a Globo. Ele chegou a ser anunciado no elenco da terceira novela original, Guerreiros do Sol, mas deixou a produção por não ter entrado em acordo com a emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.