Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UM LUGAR AO SOL

Após relato de abuso, Fernanda Marques encoraja denúncias: 'Silêncio sufoca'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Fernanda Marques como Cecília em cena de Um Lugar ao Sol

Fernanda Marques em cena de Um Lugar ao Sol; atriz encorajou vítimas a denunciarem abuso

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/12/2021 - 11h01

Após relatar um abuso que sofreu em sua vida, Fernanda Marques, que interpreta Cecília de Um Lugar ao Sol, usou suas redes sociais para encorajar vítimas de violência física ou psicológica a buscarem terapia e denunciarem seus abusadores. "Silêncio sufoca", desabafou.

A revelação aconteceu depois que foi ao ar a cena de sua personagem sofrendo um estupro na novela. "Com certeza, a causa do silêncio de muitas mulheres está relacionada ao julgamento", começou ela, após afirmar que tem consciência de seu privilégio de poder fazer terapia para lidar com o trauma.

A atriz contou que um dos motivos que a fez demorar a falar sobre o que sofreu foi a vergonha. "Vivemos numa sociedade doente criada para oprimir e, por isso, tudo o que 'põe essa construção de sociedade em risco', tudo que fira ao capital à família tradicional é uma ameaça", dissertou.

"Pelo silenciamento eu calei, só anos depois voltei a visitar esse lugar sufocado na minha cabeça, na terapia pude falar", relatou ela. "Espero que nenhuma pessoa passe pela ideia de que quem se cala é mais forte, de que a culpa é sua. Esse silêncio só beneficia os agressores", afirmou.

Além de encorajar a denúncia, Fernanda também encorajou terapia e deixou dicas de diversos tipos de tratamentos e canais de denúncia gratuitos para que as vítimas possam usar. "Falar disso, se for da sua vontade, fale, com alguém de confiança, na internet ou qualquer lugar que queira. Não tem jeito certo", incentivou.

"Você pode o que quiser, inclusive, escolher não fala. Mas que seja sua decisão e que você saiba que não está sozinha. Guardei [o abuso] durante anos contra minha vontade e não desejo isso pra ninguém", finalizou a atriz.

Confira abaixo a publicação completa:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.