Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PATRIOTA COMUNISTA

Após protestos, Gabriel O Pensador lança clipe com críticas a Bolsonaro

DIVULGAÇÃO/SEVEN DIGITAL

Gabriel O Pensador deitado em um caixão

Gabriel O Pensador foi criticado por alguns moradores de Uberlândia (MG) por gravar no Cemitério Parque dos Buritis

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 21/7/2021 - 20h52

Gabriel O Pensador lançou o clipe da música Patriota Comunista nesta quarta-feira (21) em meio a protestos de alguns moradores de Uberlândia (MG), que se posicionaram contra as gravações no Cemitério Parque dos Buritis. Com críticas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o vídeo reflete sobre a pandemia da Covid-19, que vitimou mais de 545 mil mortos no Brasil.

No último fim de semana, dez dias depois das filmagens, o rapper despertou revolta em Juliana Lessa, ex-apresentadora do quadro Hora da Venosa, da TV Paranaíba, afiliada da Record em Minas Gerais. A moradora relatou ter se sentido desrespeitada, pois os seus pais foram enterrados no local. 

Após a denúncia da jornalista, um vereador notificou a Prefeitura de Uberlândia, que por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos informou que vai investigar o caso pois não houve pedido para gravação. Hoje, o cantor comentou sobre o episódio durante entrevista coletiva, e disse que fez ajustes no clipe para evitar problemas. 

Ontem, na véspera do lançamento, tivemos uma surpresa já relacionada à polêmica do cemitério, pois os donos do local estavam mais preocupados. Pediram para retirarmos as imagens das lápides. Disseram que a notificação que havia chegado tinha um tom meio ameaçador. E na verdade nós nunca iríamos mostrar nenhuma lápide que pudesse ser identificada. Isso foi bem estressante aqui, conversamos com advogados para entender o que era melhor, o necessário, o correto, e isso fez a gente tirar algumas cenas curtas, que não iriam estragar o filme, mas que deram trabalho e usamos um efeito por cima de outras cenas para evitar que qualquer lápide pudesse aparecer.

O cantor diz que sua equipe recebeu uma cópia da notificação enviada para o cemitério. "Eu entendo que um órgão público tem o dever de verificar e fazer a tal sindicância, mas não há nada de errado. E isso foi finalizado, retiramos o que achamos que deveríamos retirar."

Gabriel reconhece que a polêmica gera curiosidade, o que pode aumentar as visualizações do vídeo, mas afirma que não queria ter passado pelo episódio. "Eu dispenso essa polêmica, foi uma dor de cabeça. A gente estava com tanto capricho."

Patriota Comunista representa um pesadelo de Gabriel, em que ele está morto e encontra Aldir Blanc (1946-2020), o ator Eduardo Galvão (1962-2020) e Paulo Gustavo (1978-2021), vítimas da Covid-19. Ele também presta homenagem para o pai, que morreu em decorrência de problemas respiratórios no ano passado. 

"É como se eu pudesse desabafar uma angústia que eu sinto, não apenas com os políticos, mas com a gente. É uma decepção profunda que eu tenho sentido com a nossa sociedade. Então, é um grito de desespero de querer ver se as pessoas podem abrir um pouco mais os olhos", conclui. 

Assista ao clipe de Patriota Comunista: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.