Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POSTS ANTIGOS

Após criticar Maurício do vôlei, Felipe Andreoli é acusado de homofobia; entenda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM E REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Montagem com Maurício Souza e Felipe Andreoli

Maurício Souza e Felipe Andreoli; apresentador da Globo foi acusado de homofobia após criticar jogador

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/10/2021 - 19h17
Atualizado em 29/10/2021 - 20h17

Felipe Andreoli teve suas redes sociais vasculhadas após criticar o comportamento de Maurício Souza, jogador de vôlei que fez comentários de teor homofóbico no Instagram. Nesta sexta-feira (29), internautas foram à caça de posts feitos pelo apresentador do Globo Esporte São Paulo há dez anos para acusá-lo de ser hipócrita ao se colocar contra a postura do atleta.

No início da noite, a hashtag #ExposedDoAndreoli liderava o ranking dos assuntos mais comentados do Twitter e já contava com mais de 31 mil publicações. A campanha ganhou o apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do vereador Nikolas Ferreira (PRTB-MG).

Nas publicações feitas pelos políticos, tuítes preconceituosos escritos por Andreoli no passado foram compartilhados. "Pra mim, você tem cara de quem come traveco, mas sem preconceito. Vai fundo campeão", havia escrito o jornalista em 4 de agosto de 2012.

"Parabéns a todas vocês, mulheres do Brasil e do mundo. Vocês são nossa alegria! Imagina um mundo sem mulher? Seríamos todos homossexuais", tinha dito Andreoli em 8 de março de 2010.

Após a repercussão da campanha, Andreoli confirmou as publicações e pontuou que evoluiu ao longo da última década. "Sim, o print é eterno. Coisas que foram ao ar, coisas que escrevi e falei estão documentadas. Absurdos. O que era considerado piada, hoje sabemos que mata. E por isso é crime. O mundo mudou, longe de ser suficiente. Mas tenho orgulho de ter aprendido, estudado a ponto de poder lutar e combater no lado certo", afirmou.

"Os prints do passado, o meu vídeo de ontem e os registros do Andreoli de amanhã guardarei para mostrar para os meus filhos, sobre o meu caminho humano, sobre o processo histórico que vivemos. E seguirei atento para ser um agente ativo no caminho de uma sociedade de liberdade e respeito", complementou o jornalista esportivo.

Confira as publicações:

Entenda o caso

A polêmica em torno de Maurício Souza começou em 15 de outubro. Após a DC Comics anunciar que, nos quadrinhos, o novo Superman é bissexual, o atleta criticou a decisão criativa da empresa. "Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar", disse Souza na ocasião.

Douglas Silva, representante da comunidade LGBTQIA+ no esporte, comentou a novidade: "Engraçado que eu não virei heterossexual vendo os super-heróis homens beijando mulheres. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade para a sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo, sim. Obrigado DC por pensar em representar todos nós e não só uma parte".

"Hoje em dia, o certo é errado e o errado é certo. Não se depender de mim. Se tem que escolher um lado, eu fico do lado que acho certo! Fico com minhas crenças, valores e ideias", disse Souza em uma indireta a Silva.

O caso ganhou força nas redes sociais, e os patrocinadores do Minas Tênis Clube, em que Souza jogava, pediram para que a entidade tomasse "medidas cabíveis". O atleta foi afastado e, em seguida, demitido do clube.

No Globo Esporte de quinta-feira (28), Andreoli opinou sobre o caso. "Maurício, homofobia não é opinião, é crime, cara, mata! Você fez essa ofensa na rede sociais onde você tem 300 mil seguidores [Instagram], depois foi pedir desculpa em uma na qual você tem 50 [Twitter]? Atitude covarde", disse o titular do esportivo.

"Outra coisa, essa questão não é política. Você não foi demitido do Minas porque é conservador, de direita ou religioso, nem por causa da lacração da internet. Você foi demitido do Minas porque foi homofóbico e, pelo jeito, não se arrependeu. Homofobia é crime e não se respeita", finalizou Andreoli.

Confira o vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.