Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA NA JUSTIÇA

Aliado de Bolsonaro, Mario Frias se revolta com derrota e processa Babaioff de novo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Mario Frias com gravata azul e camisa branca; Armando Babaioff com blusa azul

Mario Frias e Armando Babaioff: apoiador de Bolsonaro processa ator de novo após derrota

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 26/8/2022 - 13h05

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário especial de Cultura, Mario Frias se revoltou após ser derrotado na Justiça por Armando Babaioff e o processou novamente, desta vez na 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O motivo da ação é a mesma: Babaioff criticou Frias por escrever no Twitter que o ativista negro Jones Manoel "precisava de um bom banho". 

O post foi feito no Twitter em junho de 2021, pouco depois de Frias ser nomeado como parte do atual governo. Na época, Babaioff escreveu indignado e o acusou de propagar racismo contra um homem negro. Jones Manoel é um dos mais respeitados nomes do movimento antirracista do Brasil.

"Esse babaca não aguenta nem uma esquete de 2 minutos. Sem talento, sem caráter, artista é o caralho! Vai voltar pro limbo, pro ostracismo, pro buraco de onde nunca deveria ter saído. R-A-C-I-S-T-A”, disse Babaioff. Em resposta, no mesmo dia, Mario Frias avisou que iria processá-lo para responder na Justiça após ter se sentido ofendido. 

O Notícias da TV teve acesso aos autos das duas ações. A primeira, movida ainda no ano passado, foi julgada em março deste ano pelo 6º Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Na sentença, o juiz apontou que a ação é improcedente. Para o magistrado, a crítica que Babaioff fez parte da opinião pessoal e fazia uma referência para alguém que, até aquele momento, era "ocupadora de cargo público".

"Como pessoa política que é, e que ocupa cargo público, sujeita-se o requerente ao escrutínio popular. Significa dizer que aos cidadãos, sobre quem as decisões administrativas tomadas impactarão, é lícito discordar, desgostar e expressamente repudiar a forma de pensar, agir e se manifestar do representante político, eleito ou não", disse a decisão. 

Os advogados de Mario Frias, após a derrota, decidiram não recorrer da decisão e o processo foi arquivado. Nesta quinta (25), porém, Mario Frias entrou com outra ação contra Babaioff, com as mesmas exigências da anterior. Ele pede reparação pública e uma indenização por danos morais. 

A diferença é que o ator ex-Malhação decidiu mover a ação no Rio de Janeiro, onde tinha residência fixa antes do início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, Mario Frias é candidato a deputado federal por São Paulo pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição. 

O Notícias da TV entrou em contato com os advogados de Mario Frias para entender os motivos da nova ação. Caso haja resposta, a reportagem será atualizada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.