INFLAÇÃO EXPLICA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Marcelo Dourado (campeão do BBB10) e Paula von Sperling (vencedora do BBB19): prêmio desvalorizou
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 21/1/2020 - 5h33
Os 18 participantes do BBB20 entrarão na casa nesta terça-feira (21) com o objetivo de saírem com o polpudo prêmio de R$ 1,5 milhão. O valor entregue pela Globo ao campeão da 20ª temporada, porém, não vale tanto quanto antes. Sem reajuste desde o BBB10, quando saltou de R$ 1 milhão para o valor atual, a premiação sofreu com a inflação dos últimos anos.
Um levantamento feito pelo professor de Economia e coordenador do Centro de Pesquisa da Unialfa, Aurélio Troncoso, a pedido do Notícias da TV, aponta que o poder de compra de R$ 1,5 milhão em 2010 hoje equivale a pouco mais de R$ 875 mil --uma desvalorização de R$ 625 mil.
Essa redução acontece em virtude do índice de inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para calcular a variação dos preços para o consumidor final.
Em 18 anos, o Big Brother Brasil reajustou seu prêmio apenas duas vezes: em 2005, no BBB5, Jean Wyllys se tornou o primeiro confinado a ganhar R$ 1 milhão --nas quatro primeiras edições, o prêmio era de R$ 500 mil. Cinco anos depois, um novo aumento elevou o pagamento para R$ 1,5 milhão.
O valor deixou de ter um poder de compra milionário em 2016, quando Munik Nunes ficou com o equivalente a R$ 979.619,37.
De acordo com projeções do mercado financeiro, o índice de inflação em 2020 deve ficar em 3,56%. Ou seja, ao final deste ano, o prêmio do campeão valerá R$ 844.456,60, aplicando a inflação acumulada desde o início de 2010.
Veja abaixo a tabela elaborada pelo economista Aurélio Troncoso com a desvalorização do prêmio de R$ 1,5 milhão do Big Brother Brasil ano a ano, considerando o IPCA:
Campeão | Poder de Compra | Ano | IPCA |
Marcelo Dourado | R$ 1.500.000,00 | 2010 | 5,91% |
Maria Melilo | R$ 1.411.350,00 | 2011 | 6,50% |
Fael Cordeiro | R$ 1.328.927,16 | 2012 | 5,84% |
Fernanda Keulla | R$ 1.250.387,56 | 2013 | 5,91% |
Vanessa Mesquita | R$ 1.170.237,72 | 2014 | 6,41% |
Cézar Lima | R$ 1.045.373,36 | 2015 | 10,67% |
Munik Nunes | R$ 979.619,37 | 2016 | 6,29% |
Emilly Araújo | R$ 950.720,60 | 2017 | 2,95% |
Gleici Damasceno | R$ 915.068,58 | 2018 | 3,75% |
Paula von Sperling | R$ 875.629,12 | 2019 | 4,31% |
? | R$ 844.456,60 | 2020 | 3,56% (projeção) |
Fonte: IBGE - 2019 / Estudo do Centro de Pesquisa da Unialfa
Para o poder de compra atual ser o mesmo de 2010, o prêmio do BBB20 deveria ser de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Apesar de não ter o reajuste financeiro no valor do prêmio final, o reality da Globo passou a dar a chance de os participantes saírem da casa com uma profissão: a de influenciador digital.
Nos últimos anos, nomes como Ana Paula Renault, Hariany Almeida, Danrley Ferreira, Hana Khalil e Ana Clara Lima, apesar de não terem vencido, deixaram o confinamento com milhões de seguidores no Instagram e passaram a ganhar com publicidade em suas redes sociais, possibilidade que os competidores de edições mais antigas não tiveram.
Nove dos candidatos da 20ª temporada são figuras conhecidas da TV, internet e do esporte. De acordo com o diretor J.B. Oliveira, o Boninho, esse time de pessoas com alguma exposição na mídia, do grupo Camarote, aceitou entrar no jogo sem cachê. Assim como os outros, o grande desejo deles é ganhar R$ 1,5 milhão e uma exposição diária em rede nacional pelos próximos três meses na TV.
"É Camarote, mas nem tanto. A turma teve que topar entrar em condições iguais a turma da Pipoca. Sem nada extra! Brother é brother! Então é isso aí. Entra todo mundo de olho nesse R$ 1,5 milhão. Foram com a cara e a coragem", escreveu o chefão do BBB20 em seu Instagram na segunda (20). Veja o post abaixo:
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