Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

Petrix pode ser punido com 5 anos de reclusão por seu comportamento no BBB20

REPRODUÇÃO/GLOBO

Petrix Barbosa conversando com outros participantes do BBB20 na cozinha do reality show

Petrix Barbosa conversa na cozinha do BBB20; ele terá que prestar depoimento sobre supostos assédios

GABRIEL PERLINE

Publicado em 4/2/2020 - 8h50

Intimado pela polícia a prestar esclarecimentos na próxima sexta-feira (7) por supostos casos de assédio praticados no BBB20, Petrix Barbosa pode ser punido com até cinco anos de reclusão caso as "brincadeiras" de cunho libidinoso que praticou contra três mulheres do reality show da Globo sejam interpretadas como importunação sexual.

Uma eventual punição ao ginasta só será aplicada após algumas etapas. Primeiro, o depoimento que prestará na Delegacia de Atendimento à Mulher nesta semana será analisado pelas autoridades. Caso os oficiais interpretem que Petrix de fato cometeu um crime de importunação contra Bianca Andrade, Mari Gonzalez e Flayslane Raiane no confinamento, ele será indiciado.

Aí será a vez do Ministério Público entrar em ação. O órgão pode até vir a pedir a prisão preventiva do ginasta durante o processo de investigação caso o considere um risco à sociedade.

"Trata-se de ação incondicionada, ou seja, não é necessária a manifestação das ofendidas", explica a advogada Halyne Marques ao Notícias da TV. "Segundo o artigo 215-A do Código Penal diz que praticar contra alguém e sem a sua anuência, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia é crime. Sua pena é de um a cinco anos de reclusão."

Entre as três vítimas de Petrix, somente Bianca foi questionada pela direção do reality show se havia se sentido ofendida com os toques do ginasta em seus seios durante a primeira festa realizada nesta temporada. Mesmo com a influenciadora digital minimizando o fato, a importunação não deixou de existir.

"Nesse caso, tratando-se de programa cuja abrangência é nacional, há centenas de câmeras por trás. Por essa razão, o Ministério Público pode denunciar até mesmo com as vítimas minimizando ou dizendo que não foram importunadas. Ademais, têm-se diversas situações onde há a denúncia do crime mesmo sem a manifestação da vítima", reforça a advogada Raquel Maione.

Câmeras flagraram Petrix fazendo um gesto semelhante em Mari. Nos vídeos espalhados nas redes sociais, ele aparece abraçando a ex-panicat por trás e tocando seus seios com os dedos. Com Flayslane, ele chegou a esfregar suas partes íntimas na cabeça da cantora. Nenhuma delas foi chamada ao confessionário pela direção para serem questionadas se haviam se sentido ofendidas ou importunadas.

Mesmo com todo o apelo dos telespectadores nas redes sociais pedindo pela expulsão de Petrix, que explicitaram a gravidade dos atos, a Globo minimizou o caso e apenas aplicou uma advertência no ginasta, dando-lhe sobrevida na competição.

Questionada pela reportagem sobre o motivo de minimizar o comportamento abusivo de Petrix no reality show, a emissora limitou-se a dizer que emitiu seu posicionamento em duas diferentes edições do BBB20.

Em 26 de janeiro, Tiago Leifert falou brevemente sobre a ocasião em que o ginasta chacoalhou a influenciadora digital e tocou rapidamente em seus seios. "O BBB reanalisou as imagens e concluiu que não há elementos o suficiente para punir os participantes. Continuaremos aqui atentos como sempre. Agradecemos a preocupação de todos vocês que se manifestaram. Muito obrigado. Estamos à disposição. Jogo que segue na casa", disse Leifert.

Em 30 de janeiro, quando o ginasta voltou a se exceder, o apresentador apenas informou os telespectadores que Petrix foi advertido, e não deu nenhum detalhe além disso.

"O Petrix voltou a nos preocupar com algumas atitudes durante a festa. Hoje ele foi chamado ao confessionário e foi advertido. O Big Brother espera que essa advertência tenha efeito para que a gente preserve a boa convivência na casa. Logo depois da advertência, o Petrix conversou com as meninas", comentou Tiago, que na sequência chamou um longo VT em que o ginasta se desculpava com suas vítimas.

De acordo com o resultado prévio da enquete realizada pelo Notícias da TV,Petrix Barbosa é o mais rejeitado e deve deixar o BBB20 na noite desta terça-feira (4). Caso o resultado coincida com a votação do público no site oficial, ele não precisará ser eliminado do reality show para comparecer à delegacia para prestar depoimento.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.