Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAROL SODRÉ

O que é afrobetização? Professora explica como orientou Wanessa Camargo após BBB

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Na montagem: Wanessa Camargo (à esquerda) e Carol Sodré (à direita)

Wanessa Camargo e Carol Sodré: professora e ativista de diversidade ajudou cantora em pautas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/4/2024 - 10h10

Wanessa Camargo surpreendeu os internautas ao revelar na terça (16) que passou por um processo de "afrobetização" para se manter atualizada nas pautas raciais após ser expulsa do BBB 24. Quem ajudou a cantora foi a professora Carol Sodré, que é ativista e especialista em diversidade. Ela contou que a equipe da artista a procurou depois da entrevista da Camarote no Fantástico, da Globo.

Segundo Carol, ela e outros mestres e doutores em pautas raciais criaram um curso para ajudar pessoas com dificuldade em entender as questões de raça na sociedade. A especialista chamou o processo de "afrobetização". Depois de expor como orientou a artista, ela apagou o vídeo das redes sociais.

"Eu já estava estruturando uma consultoria com doutores e mestres especialistas no tema étnico racial. Estruturamos um plano que chamamos de afrobetização", explicou ela em um vídeo publicado no Instagram e que viralizou no X.

Carol detalhou quando aconteceu o contato entre ela e Wanessa: "Um tempo depois da expulsão dela, a equipe veio me procurar pedindo uma orientação, principalmente um letramento racial. De cara eu entendi que não seria um desafio simples, até porque estamos falando de algo a um nível nacional".

"Não sou de negar desafios, e sempre que uma pessoa pode buscar conhecimento, saibam que aqui é o lugar certo. Nunca vou negar conhecimento", defendeu a professora.

Isso era mais complexo e agravante, porque ela já tinha feito a entrevista para o Fantástico e apagado o vídeo que ela tinha postado, então a gente tinha que pensar estrategicamente como a gente consolida uma informação com ela em um tempo que não estava a nosso favor.

"Ela precisava ir para as mídias e falar e se posicionar, mais de maneira mais assertiva e responsável. Uma vez que você é atrelada com comportamentos que te tragam para a pauta, você vai carregar isso para o resto da vida se não fazer nada responsável com relação a isso", concluiu Carol.

Confira abaixo o vídeo apago por Carol Sodré no Instagram:

Críticas

Wanessa falou sobre o assunto ao divulgar a nova música, Caça Like. "Ao sair do BBB, fui bombardeada de informações e cobranças. Precisei de um tempo para me organizar e entender a dimensão de tudo que tinha acontecido. Busquei profissionais que pudessem me auxiliar nesse processo e tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida", afirmou nas redes sociais.

"Foi assim que iniciei meu processo de afrobetização. Me refaço enquanto pessoa e artista, e Caça Like vem nessa toada, enquanto manifesto para o linchamento virtual sem a possibilidade de troca. Reconheço minhas falas e atitudes, mas acredito em uma reconstrução por meio do diálogo. Senhores perfeitos, lhes apresento a nova Wanessa: imperfeita, que assume seus erros, mas reconhece seus valores e sua história", arrematou.

O termo usado pela artista virou piada entre os internautas e até ativistas negros. "Aulas de afrobetização. Eu já li de tudo, mas essa é nova", debochou Fred Nicácio, participante do BBB 23.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.