Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUEM MERECE VENCER?

Final BBB 22: Especialista analisa estratégias de Arthur, Douglas e PA

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André Camilo estão abraçados no BBB 22 em campanha publicitária

Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André Camilo são os finalistas do Big Brother Brasil 22

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 26/4/2022 - 16h10

Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André Camilo disputam R$ 1,5 milhão na final do BBB 22, que acontecerá na noite desta terça-feira (26) na Globo. Mas o que motivou o público a torcer pelos três participantes para os manter no reality? Todos armaram estratégias com manipulação, poder, carisma e autenticidade para se darem bem.

O ator de Cidade de Deus (2002) não esteve envolvido em conflitos da casa, assim como o atleta --salvo em poucas ocasiões após os Jogos da Discórdia e nas formações de paredão. Silva apostou todas as fichas na construção de uma figura divertida e carismática, sem dar tanta importância às discussões.

O psicólogo Alexander Bez analisou, em entrevista ao Notícias da TV, que o perfil do pai de Maria Flor passou uma imagem mais familiar e afetuosa: "Ser autêntico parece ser a marca principal de Douglas, mesmo que para isso se perca a oportunidade da estratégia".

"Quanto maior for a autenticidade, mais as pessoas terão identificação, porém também sem abusar da passividade. Especialmente porque o planeta ficou passivo em função do coronavírus, e uma atuação de predomínio passivo pode ser não tão bem vista. Por essa associação real com o mundo aqui fora da casa, a nítida simpatia ficou em evidência", completa.

Paulo André Camilo

O atleta fez parte do time de "plantas" do reality show, mas deixou a estufa e colocou a cara no sol quando percebeu o risco que corria por não se comprometer. P.A. usou poucos, porém decisivos, momentos de confronto no jogo --como sua rivalidade com Linn da Quebrada. Mas as descontrações, principalmente ao lado do amigo Pedro Scooby, foram suas maiores armas.

"Conquistou o público pela simpatia e pela naturalidade, que são as características milimetricamente diferenciadas na escolha do vencedor. A evidência de emoção mais natural, aliada com profundas notas de sentimentalismo, me parecem ser as determinantes da sua personalidade. Ele tem um perfil mais voltado ao emocional do que ao racional", aponta Bez.

Arthur Aguiar

O especialista concorda que Aguiar usou sua vitimização em doses certas para convencer o público de que estava certo e era injustiçado. Ao voltar do paredão falso, por exemplo, ele criou discursos com Scooby e DG a fim de resolver problemas que nunca existiram. Jade Picon, que não caiu na lábia do artista, se tornou a vilã da temporada pelos telespectadores.

"Arthur usou mesmo de gaslighting, ou ele na realidade quis demonstrar manipulação e poder? De qualquer maneira, o controle, a vitimização e a manipulação parecem ser o seu mote principal! Sendo essas as maiores características de seu perfil psicológico", conclui.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#74 - Como será o futuro dos ex-BBB22?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.