Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Faxina em dia

Em tempos de pandemia de coronavírus, como é feita a limpeza na casa do BBB?

Reprodução/TV Globo

Manu Gavassi, Gabi Martins e Rafa Kalimann chocadas em frente a uma pia de louça suja no BBB20, no dia 18/3

No último dia 18, Rafa Kalimann reclamou ao encontrar uma pia lotada de louça suja no BBB20

FERNANDA LOPES

Publicado em 24/3/2020 - 5h29

Quem acompanha o BBB20 por meio das várias câmeras espalhadas pela casa e disponíveis no pay-per-view ou no Globoplay já deve ter notado que raramente os brothers aparecem limpando e fazendo aquela faxina para deixar tudo brilhando. No momento em que a pandemia do novo coronavírus chama a atenção de todo o país para a higiene, como é feita a limpeza da casa mais vigiada do Brasil?

O que acontece é uma divisão de tarefas entre a equipe do programa e os participantes --mas é um rateio um tanto quanto desigual. Aos brothers, cabe apenas a limpeza leve da casa.

Ou seja, lavar louças, tirar o lixo para ser coletado e deixar as cozinhas limpas são papéis que eles devem cumprir. Esse assunto, aliás, rende brigas na casa desde o início da temporada. Rafa Kalimann e Babu Santana já reclamaram da falta de higiene de Daniel Lenhardt, que deixa louças sujas na pia --ele também não limpou a sujeira que ficou na bancada após fazer uma tapioca, por exemplo.

Já a limpeza pesada, que envolve aspiração de carpetes e lavagem de banheiros e cozinhas, por exemplo, é feita por uma equipe de manutenção do BBB. Tanto que o público nunca nem vê materiais usados para esse tipo de limpeza na casa.

Quando há festas e provas realizadas na parte externa, a produção fecha partes da casa para que a equipe da faxina faça seu trabalho. Enquanto isso, os participantes são obrigados a ficar do lado de fora (e vice-versa quando a manutenção é na piscina ou no gramado, por exemplo). Segundo o jornal Extra, o time de limpeza e manutenção do reality chega a 100 pessoas.

No ano passado, vazou para telespectadores do Globoplay o áudio de duas funcionárias que estavam limpando um dos quartos e reclamaram da bagunça dos brothers. "As pessoas não arrumam a cama, como conseguem dormir num quarto tão zoneado?", reclamou uma delas.

Devido ao novo coronavírus, para que não houvesse nenhum risco para os participantes confinados, a produção do BBB intensificou os cuidados com os objetos e alimentos vindos de fora, como os cenários e pratos das festas.

Medidas foram tomadas, como o aumento do limite de água para os participantes usarem na casa (como forma de incentivo para que eles lavem mais as mãos) e a suspensão da presença de plateia e famílias nos dias de eliminação. Além disso, todos estão sendo acompanhados 24 horas por dia por uma equipe médica.

Na segunda passada (16), Tiago Leifert e um infectologista informaram os brothers sobre a situação da pandemia no Brasil e sobre o que estava sendo feito para o bem deles. O apresentador ressaltou que tudo que entrava na casa era esterelizado, e a equipe estava tomando cuidado redobrado para não contaminar nada.

Leifert e o médico também pediram que eles lavassem as mãos mais vezes, durante mais tempo, e redobrassem suas atenções com higiene. Um conselho que não foi seguido por todos, já que no mesmo dia Daniel pegou uma barata do chão.

Na noite de domingo (22), após o fim da prova bate e volta, o apresentador deu uma bronca nos brothers, que não levam a higiene tão a sério como deveriam.

"Sem querer quebrar o clima, mas vocês lembraram pelo menos de lavar a mão? Não. Vocês pegaram álcool em gel? Não! Então, vocês tiveram contato com coisas do mundo exterior e ainda pegaram na mão uns dos outros aí dentro da casa. Já estou cansado de falar com vocês por causa de higiene, e a gente vai começar a pegar estaleca de vocês por causa disso daqui a pouco", ameaçou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.