PÁSSAROS FERIDOS
DIVULGAÇÃO/ABC
Richard Chamberlain protagonizou a minissérie Pássaros Feridos, um fenômeno mundial
Morreu na noite deste sábado (29) o ator norte-americano Richard Chamberlain, de 90 anos --ele completaria 91 nesta segunda (31). O astro ficou muito conhecido entre o público como o protagonista da minissérie Pássaros Feridos (1983), um fenômeno de audiência que fez o SBT humilhar a Globo em agosto de 1985.
Na época, Silvio Santos (1930-2024) lançou mão de uma artimanha que se tornaria um clássico no SBT: em vez de fixar um horário para a exibição da produção da rede ABC, ele anunciou que Pássaros Feridos entraria no ar assim que a novela da Globo --na época, Roque Santeiro-- acabasse.
"Logo depois da novela da Globo, vocês poderão assistir a um filmesensacional. Não precisa deixar de assistir à novela. Vejam a novela e depois vejam o filme", disse o comunicador no Programa Silvio Santos de 18 de agosto daquele ano, o domingo anterior à estreia da minissérie.
No dia 19 de agosto, data do aniversário do SBT, Pássaros Feridos foi ao ar por volta das 21h30, "logo depois da novela". Na Grande São Paulo, ficou em primeiro lugar, com 47 pontos, contra 27 da Globo. No Rio, a tradicional líder até manteve a ponta, mas viu o seu público cair de 72 para 47 pontos em questão de minutos.
Antes de Pássaros Feridos, Chamberlain já havia estrelado outra minissérie de sucesso nos Estados Unidos, Xógum (1980), adaptação do livro de James Clavell (1921-1994) --que, recentemente, rendeu outra obra muito premiada. Os dois trabalhos lhe renderam duas de suas quatro indicações ao Emmy.
Sua morte foi confirmada pelo autor e produtor Martin Rabbett, seu companheiro há mais de quatro décadas. "Nosso amado Richard está com os anjos agora. Como fomos abençoados de poder conhecer uma alma tão incrível e amável. O amor nunca morre. E o nosso amor agora está sob suas asas, o erguendo para sua próxima aventura", disse.
No cinema, Chamberlain apareceu em clássicos como Os Três Mosqueteiros (1973), Inferno na Torre (1974), A Última Onda (1977) e As Minas do Rei Salomão (1985).
Neste século, ele fez a comédia Eu os Declaro Marido... e Larry (2007), com Adam Sandler e, em 2017, participou de um episódio do controverso revival de Twin Peaks. Seu último trabalho foi o filme Finding Julia (2019).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.