FOGO NO PARQUINHO
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Ana Paula Renault ficou em choque ao saber que estava em um paredão falso no BBB16
Nesta quinta-feira (4), ao explicar para os telespectadores como será a dinâmica dos próximos dias, Tiago Leifert deve anunciar que o paredão da semana será falso. A informação foi antecipada pelo diretor J.B. Oliveira, o Boninho, nas redes sociais. Mas como funciona essa "pegadinha" que já foi usada em outras quatro edições e volta agora no BBB21?
Basicamente, a Globo combina com os telespectadores que a votação é "do bem". Ou seja, em vez de selecionar a pessoa que deve sair, o público escolhe qual dos três emparedados merece não só permanecer na casa, mas também receber informações privilegiadas do jogo.
Na dinâmica para os confinados, nada muda e a ideia é que eles acreditem que a eliminação aconteceu mesmo. Os brothers e sisters seguem a mesma rotina, com Prova do Líder, Prova do Anjo e as outras atividades montadas pela produção. No domingo, a berlinda é formada normalmente.
Ao abrir a votação, no entanto, Tiago Leifert incentiva o público a escolher quem mais gosta. No confinamento, os participantes do BBB continuam acreditando que se trata de um paredão normal.
Na terça-feira, que seria a noite de eliminação, o rito também é o mesmo, com discurso de eliminação, saída "do rejeitado" da casa e comoção de quem ficou. Mas aí é que começa o benefício de quem foi mais votado na escolha popular.
No formato mais comum do paredão falso, o participante é selecionado para passar um tempo isolado em um cômodo à parte assistindo e ouvindo tudo o que acontece na casa principal do programa, como se fosse um assinante do pay-per-view.
Ou seja, quem é enviado pelo público para o paredão falso volta para o jogo com informações que os outros participantes não têm, além de saber quem está fazendo fofoca e criando intrigas no confinamento.
O formato foi usado pela primeira vez no BBB13, quando Anamara Barreira, a Maroca, ficou dois dias em um quarto especial assistindo ao jogo. Ela reapareceu para os outros participantes cantando O Portão, de Roberto e Erasmo Carlos. "Eu voltei, agora pra ficar...", diz a música.
Em 2016, foi a vez de Ana Paula Renault receber o benefício do público. A mineira retornou gritando "Olha ela!" e virou um fenômeno com o meme que é usado até hoje. Já no BBB18, Gleici Damasceno foi a queridinha dos telespectadores na votação; semanas depois, ela foi a campeã do reality show.
O paredão falso é um importante termômetro de popularidade e, a depender dos participantes colocados na berlinda, indica um favoritismo na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.
A Globo utilizou desse recurso pela última vez no BBB19, mas de um jeito mais sem graça. Gabriela Hebling ganhou a votação, mas não ficou separada em nenhum cômodo. Ela teve a eliminação anunciada por Tiago Leifert e saiu achando que estava fora da disputa, só que voltou poucos minutos depois e sem ter a chance de acompanhar o que estava rolando.
Nesta quinta, Tiago Leifert deve explicar qual será o formato do paredão falso do BBB21, o que pode ajudar a movimentar a casa e ainda mais o público nas redes nas próximas semanas.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21
Saiba tudo sobre o BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo
Ouça "#28 - Como ficará o BBB21 pós-Karol Conká?" no Spreaker.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.