FILOSOFIA GREGA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Gabriel Santana no BBB 23; ator deu uma aula de filosofia grega para colegas de confinamento
Gabriel Santana deixou Bruna Griphao bastante surpresa ao usar uma palavra pouco conhecida no BBB 23. O ator surpreendeu os colegas de confinamento ao explicar, em linhas gerais, um conceito filosófico que foi estudado até por Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.). Trata-se da eudaimonia. "Vou até tatuar. Em grego", brincou a intérprete.
O galã, revelado para o grande público como o Mosca no remake de Chiquititas (2013-2015), no SBT, utilizou o termo para tranquilizar os participantes. Ele e Domitila Barros confessaram que se sentem "desequilibrados" no reality show da Globo.
"Todo mundo está se sentindo assim. Estou contigo", disse Gabriel, que aconselhou a Miss Alemanha após um desentendimento com Sarah Aline. "Tudo bem, mas eu ainda quero conversar mais com a Sarah. Tentei ontem, anteontem, mas ainda tem coisas que precisam ser faladas", lamentou.
O artista ainda chamou a atenção de Bruna, que fumava na área externa, ao mostrar seus conhecimentos sobre filosofia. Ele explicou que os gregos acreditavam no universo como uma grande máquina, em que cada pessoa tinha um lugar e uma função exatos --como se fossem engrenagens nesse mecanismo.
"Hoje em dia as pessoas traduzem como felicidade, mas é algo bem mais complexo que isso", alertou o jovem. "Vou tatuar. Em grego", prometeu Bruna, que até já revelou o primeiro salário que ganhou como atriz na televisão.
A eudaimonia é uma linha da filosofia que questiona como o homem poderia atingir um estado de plenitude do ser. O termo foi usado pela primeira vez pelos estóicos —escola fundada por Zenão de Cítio (333 a.C.-263 a.C.) que pregava uma vida ética de acordo com a natureza.
Aristóteles também estudou o assunto em uma de suas obras mais famosas, a Ética a Nicômaco. Ele acreditava em uma vida baseada na virtude, mas sem o desapego material dos estóicos, que chegavam até mesmo a morar em barris no desprezo ao bens mundanos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.