Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INVESTIGADO

BBB19: Polícia do Rio intima Vanderson a depor sobre acusações de abuso

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vanderson Brito, participante do Big Brother Brasil 19, é investigado pela Polícia Civil do Acre - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vanderson Brito, participante do Big Brother Brasil 19, é investigado pela Polícia Civil do Acre

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 22/1/2019 - 12h41

Investigado por estupro, lesão corporal e importunação ofensiva ao pudor, o participante do BBB19 Vanderson Brito receberá uma intimação da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, nos próximos dias. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil do Estado, o depoimento deve acontecer na semana que vem, ainda sem data definida. 

Vanderson irá depor para a delegada Rita Salim, titular da Deam de Jacarepaguá. A autoridade policial descarta ir aos Estúdios Globo para ouvir o BBB, que pode ser eliminado nesta terça-feira (22) no superparedão do reality.  

Leia também:BBB19 vira caso de polícia com inquérito que apura denúncias contra Vanderson

O pedido de depoimento foi feito pela Deam de Rio Branco, no Acre, onde foram registrados três boletins de ocorrência contra Vanderson na semana passada. "Uma investigação é de violência doméstica com lesão corporal, a outra é de estupro e a terceira de importunação ofensiva ao pudor", disse Juliana de Angelis Carvalho, delegada titular da Deam, ao Notícias da TV

Como ainda está na fase de investigação, a polícia descarta pedir a prisão preventiva do BBB. A autoridade policial do Acre explicou que o inquérito tem 30 dias para ser concluído, e pode ser prorrogado de acordo com a necessidade. Nesse prazo, além da procura por provas e testemunhas, será colhido o depoimento de Vanderson. 

Desde que tomou conhecimento dos relatos contra Vanderson, no dia 11 de janeiro, a Globo mantém seu posicionamento sobre o caso: "A Globo é veementemente contra qualquer tipo de violência, mas cabe às autoridades competentes a apuração de denúncias como a que está sendo feita. Se assim for, a Globo poderá tomar medidas, como já fez em outras edições do programa". 

Entenda os relatos contra Vanderson
Foram registrados três boletins de ocorrência. Um dos casos teria acontecido em 2018, com uma ex-namorada. A denunciante informou ter sido agredida fisicamente por Vanderson durante uma discussão enquanto ainda tinha um relacionamento com ele. Depois da agressão, ela terminou o namoro. 

Durante o confinamento no BBB19, Vanderson citou que teve um namoro conturbado no passado e que sua ex passou a persegui-lo depois de não ter lidado bem com o término da relação. "[Ela] Começou a espalhar um monte de coisa de mim, [a dizer] que eu era o maior monstro do universo". 

As outras duas denúncias, também feitas na semana passada, seriam de problemas que aconteceram em 2016, com mulheres com quem Vanderson não tinha um relacionamento anterior. 

No relato de importunação sexual, a suposta vítima contou para as autoridades policiais que ele forçou uma aproximação durante uma festa. "Ficou cercando na balada, passando a mão na cintura, se aproximando, enfim... Foi nesse aspecto", informa a delegada.

O outro caso trata de estupro. A titular da Delegacia da Mulher do Acre não dá mais detalhes, mas cita um exemplo para definir melhor o termo. 

"Estupro não necessariamente é aquele que vem à nossa cabeça, de violência real com pessoa desconhecida. O estupro abrange vários atos libidinosos. A relação pode até começar consensual. Mas, se em determinado momento, o homem começa a fazer algum ato que a mulher não queira, que ela peça pra parar, já configuraria estupro também", explica a delegada. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.