Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONTRA LINA

BBB 22: Douglas fala em 'mandinga', e web aponta intolerância religiosa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Douglas Silva sem camisa no BBB 22

Douglas Silva no BBB; ator foi acusado de intolerância religiosa após comentário sobre trança

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/2/2022 - 15h05
Atualizado em 28/2/2022 - 18h37

Douglas Silva foi acusado nas redes sociais de cometer intolerância religiosa contra Linn da Quebrada no BBB 22. O ator brincou com uma trança que a cantora deu de presente para Pedro Scooby e falou em "mandinga" para não dormir direito nesta segunda-feira (28).

"A Lina me deu uma trança outro dia de presente, guardei e ficou por aí", disse o surfista, retirando a trança do bolso. "Você não está conseguindo dormir", riu o artista. "Achei o problema", continuou ele, entre gargalhadas. O ex-marido de Luana Piovani ficou sem graça com o comentário e parou de rir.

"Qual foi?", perguntou Arthur Aguiar, também rindo. "Acho que você não entendeu o que ele quis dizer com isso", respondeu Pedro. "Deixa quieto agora", pediu Silva. "Não entendi então", respondeu o marido de Maíra Cardi.

"A mandinga vem. Está brincando e dormindo, ainda mais você", explicou o ator de Cidade de Deus (2002). "Agora entendi", confirmou o ex-Rebelde. "Toda hora passando óleos essenciais, mas aí pega o bagulho aí, vai acabar com o óleo e não vai resolver o problema", continuou Douglas.

Nas redes sociais, a equipe do ator o defendeu dizendo que ele estava se referindo às roupas sujas de Scooby, que estavam fedidas. "Não adianta o que a gente posta, sempre vão inventar algo novo pra tentar cancelar", declararam os administradores em seu Twitter.

O tuíte, no entanto, foi apagado após a equipe de Lina também se pronunciar. "Estamos avaliando as imagens e discutindo qual a melhor forma de conduzir esse episódio", avisaram os administradores dela.

Em seguida, a equipe de Douglas decidiu se desculpar. "Pedimos desculpas a todos os praticantes das religiões de matrizes africanas pela fala equivocada ao se referir a um presente que Pedro Scooby recebeu de Lina", escreveram os administradores.

"Estendemos o pedido de desculpas à participante e sua família. Enfatizamos ainda a importância do respeito com todas as religiões e a prática da tolerância", completou a equipe de Silva.

'Mulher de candomblé'

A equipe que cuida das redes sociais de Linn da Quebrada emitiu um comunicado nos perfis da artista sobre o mal-entendido com Douglas Silva. Sem citar o nome do ator, eles indicaram um texto para quem quer se manter atualizado sobre o termo "mandinga".

"Lina é uma mulher de candomblé. O BBB é também um programa que nos permite discutir questões do nosso cotidiano, mas nem sempre da maneira que gostaríamos. Afinal, 'mandinga', sendo colocada em um tom pejorativo, diz muito sobre a falta de informação de quem fala e sobre como preconceitos e estereótipos são reproduzidos. As tranças têm um significado precioso para Lina e para o povo negro", diz um trecho da publicação.

A comunicação da artista ressaltou ainda que a palavra é usada de forma pejorativa por conta da intolerância religiosa. "Antes de entrar no programa, Lina destacou que só iria se estivesse de tranças. Se ela deu um fio de sua trança para um dos participantes, existe um significado afetivo nisso", completaram.

Procurado pelo Notícias da TV, o babalorixá Rodney William, que aparece na foto com Linn, não quis comentar sobre o assunto.

Confira abaixo:


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#68 - Os maiores inimigos do BBB22" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.