CONFIRA O RANKING
REPRODUÇÃO/FOX SPORTS/SPORTV/ESPN
Benjamin Back (Fox Sports), Marcelo Barreto (SporTV) e Luciano Amaral (ESPN): canais esportivos em baixa
DANIEL CASTRO e VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 19/4/2020 - 6h04
Durante a quarentena do coronavírus, os canais esportivos têm sido os mais prejudicados da TV por assinatura. Sem futebol nem eventos como NBA e Fórmula 1 ao vivo, SporTV, Fox Sports e ESPN desabaram e ficaram atrás até da TV Aparecida no período de 15 de março a 15 de abril.
Dados da Kantar Ibope Media, obtidos com exclusividade pelo Notícias da TV, apontam que o canal religioso foi mais visto do que todos os esportivos na Grande São Paulo, tanto na média-dia (das 7h à meia-noite) quanto na média das 24 horas.
No principal mercado do país, a TV Aparecida ficou na 24ª colocação no ranking da TV paga, com 0,33 ponto na média-dia. Com igrejas fechadas, os fiéis acompanham as missas em transmissões na web e na televisão. Com isso, as mensagens de fé estão com um desempenho melhor do que os conteúdos ligados ao esporte.
O primeiro esportivo da lista na Grande SP é o SporTV, que teve 0,26 de ibope no primeiro mês de quarentena e ficou em 32º no ranking. Antes da quarentena, o canal do Grupo Globo era líder. O Fox Sports aparece apenas na 43ª posição, com 0,16 ponto. Sem as transmissões do Campeonato Inglês e de esportes americanos, os canais ESPN ficaram foram da lista de 50 mais vistos da TV paga.
No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência das 15 principais regiões metropolitanas do país, apenas o SporTV conseguiu superar, e por pouco, a TV Aparecida. No ranking nacional, o canal do Grupo Globo ficou na 25ª posição, com média-dia de 0,31 ponto. O religioso vem logo na sequência, na 26º lugar, com audiência de 0,27.
Na lista, o próximo esportivo aparece apenas como 47º colocado, o Fox Sports, com 0,15 ponto. A ordem segue com SporTV 2 (49º no ranking), SporTV 3 (58º), ESPN Brasil (62º), ESPN (72º), Fox Sports 2 (73º), Bandsports (75º) e ESPN 2 (80º).
Para se ter uma ideia do tombo dos esportivos, o SporTV fechou como o canal mais visto de toda a TV paga em 2019 e se mantinha nessa condição até meados de março. Conforme o colunista Ricardo Feltrin noticiou no UOL em fevereiro, SporTV, Fox Sports e ESPN estavam no top 20 do PNT no início deste ano.
Sem conteúdos inéditos durante a quarentena, os canais esportivos têm desengavetado reprises de partidas antigas, reduziram a programação ao vivo, que é feita com apresentadores e comentaristas de casa, e encontram dificuldades para repercutir assuntos com as competições e o mercado paralisados.
A queda na audiência dos conteúdos de futebol acontece em um período em que mais pessoas estão em casa, e o consumo de TV por assinatura aumentou, impulsionado por canais de notícias (a GloboNews é a líder tanto no PNT quanto na Grande São Paulo), infantis, filmes e séries.
Confira abaixo o ranking dos 25 canais pagos mais vistos no período de 15 de março a 15 de abril de 2020, e qual é a posição da TV Aparecida e dos esportivos. A TV aberta está excluída da lista. Os dados se referem à audiência do PNT, ou seja, os 15 mercados medidos pela Kantar Ibope, todos os públicos, em indivíduos, na média-dia (das 7h à meia-noite):
1º - GloboNews - 1,11 ponto
2º - Viva - 0,81
3º - Discovery Kids - 0,69
4º - Cartoon Network - 0,67
5º - Discover Channel - 0,61
6º - Telecine Premium - 0,60
7º - Telecine Pipoca - 0,59
8º - Multishow - 0,55
9º - AXN - 0,55
10º - Universal TV - 0,53
11º - Telecine Action - 0,52
12º - Discovery Home & Health - 0,49
13º - Megapix - 0,48
14º - Space - 0,46
15º - Nickelodeon - 0,46
16º - CNN Brasil - 0,46
17º - Gloob - 0,40
18º - Fox Channel - 0,39
19º - TNT - 0,39
20º - Warner Channel
21º - TNT Séries - 0,34
22º - Telecine Fun - 0,34
23º - Animal Planet - 0,32
24º - Telecine Touch - 0,32
25º - SporTV - 0,31
26º - TV Aparecida - 0,27
47º - Fox Sports - 0,15
49º - SporTV 2 - 0,13
58º - SporTV 3 - 0,10
62º - ESPN Brasil - 0,08
72º - ESPN - 0,04
73º - Fox Sports - 0,03
75º - Bandsports - 0,02
80º - ESPN 2 - 0,01
Agora, veja abaixo o ranking dos canais 25 canais pagos mais vistos no período de 15 de março a 15 de abril de 2020, e qual é a posição da TV Aparecida e dos esportivos. A TV aberta está excluída da lista. Os dados se referem à audiência na Grande São Paulo medida pela Kantar Ibope, todos os públicos, em indivíduos, na média-dia (das 7h à meia-noite):
1º - GloboNews - 1,17 pontos
2º - Viva - 0,70
3º - CNN Brasil - 0,68
4º - Cartoon Network - 0,63
5º - AXN - 0,54
6º - Discovery Home & Health - 0,54
7º - Telecine Premium - 0,54
8º - Discovery Kids - 0,53
9º - Gloob - 0,52
10º - Telecine Pipoca - 0,52
11º - Discovery Channel - 0,47
12º - Telecine Action - 0,47
13º - Megapix - 0,43
14º - Multishow - 0,42
15º - Nickelodeon - 0,41
16º - Space - 0,41
17º - Universal TV - 0,41
18º - TNT Séries - 0,36
19º - Fox Channel - 0,35
20º - Animal Planet - 0,34
21º - Telecine Fun - 0,34
22º - TNT - 0,34
23º - Telecine Touch - 0,33
24º - TV Aparecida - 0,33
25º - Warner Channel - 0,30
32º - SporTV - 0,26
43º - Fox Sports - 0,16
54º - SporTV 2 - 0,10
55º - SporTV 3 - 0,10
59º - ESPN Brasil - 0,08
71º - ESPN - 0,04
72º - Fox Sports 2 - 0,04
74º - Bandsports - 0,03
76º - ESPN 2 - 0,02
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.