Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INTERNADO

Traumatismo craniano: Médico alerta sobre diagnóstico de Kayky Brito após acidente

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto do rosto de Kayky Brito

Kayky Brito em foto publicada no Instagram; o ator continua internado após ser atropelado

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2023 - 6h35

Kayky Brito continua internado no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, mais de uma semana após ser atropelado. O ator teve traumatismo craniano, lesão causada pelo forte impacto do acidente. O neurocirurgião Fernando Gomes, ex-colaborador do Encontro, explica em detalhes o quadro clínico do artista.

Ao Notícias da TV, o especialista destaca que o estado de saúde é mais delicado quando a vítima é encontrada sem a capacidade de avaliar as situações ao seu redor. O irmão de Sthefany Brito, por exemplo, ficou desacordado logo que foi atingido pelo veículo, mas não foi revelado se ele já estava em coma naquele momento.

"Consideramos o traumatismo cranioencefálico grave quando o paciente é encontrado na cena onde ocorreu o trauma, em coma, ou seja, sem consciência de si próprio, sem contato com o meio externo e sem movimentação ou abertura ocular espontânea de acordo com a própria avaliação", diz Gomes. 

O neurocirurgião também explica que a observação do paciente é fundamental para entender quais serão os impactos da lesão a longo prazo. "Existe um conceito na neurotraumatologia que é o seguinte: a primeira hora depois do trauma acaba sendo decisiva. A lesão direta, que foi provocada pelo impacto, isso você não consegue mudar".

"Todas as lesões secundárias decorrentes da própria evolução do trauma podem ser minimizadas se o indivíduo for submetido rapidamente a um tratamento adequado, com oxigenação de todos os tecidos do cérebro e, principalmente, a manutenção da pressão arterial. Se houver necessidade, também é necessário fazer a remoção de lesões traumáticas agudas, como a evacuação do hematoma na área atingida", acrescenta.

Gomes diz que, por conta do impacto do acidente, a pressão do crânio também precisa ser controlada para que o paciente continue respondendo de maneira efetiva aos tratamentos.

Passado o momento de tempestade cerebral, que geralmente demora de cinco a sete dias, inicia-se a fase de reabilitação, na qual os neurônios que não foram definitivamente lesados podem voltar a se recuperar. A própria neuroplasticidade [reprogramação do cérebro] pode ser acionada pela reabilitação para que o paciente tenha a melhor manifestação possível do sistema nervoso central em contato com o meio ambiente.

Pessoas que sofreram com traumatismo craniano também podem ter algumas sequelas após o processo de recuperação, como convulsões e distúrbios de movimento (paralisia e perda de equilíbrio), além de variações no humor e problemas de memória.

Em casos mais graves, nos quais os pacientes não respondem ao tratamento, pode ocorrer a morte cerebral. "Nessa situação específica, que geralmente acontece depois de um traumatismo cranioencefálico ou de um acidente vascular cerebral bem extenso, a situação clínica é clara."

"O paciente fica com estágio profundo de coma, sem reflexo neurológico de tronco cerebral absolutamente nenhum, tem ausência de atividade elétrica cerebral, ausência de fluxo sanguíneo cerebral e ausência de prova metabólica do seu funcionamento. É uma situação irreversível na qual o cérebro morreu antes de todo o corpo físico ter deixado de funcionar", completa Gomes.

Como está Kayky Brito?

Segundo o último boletim médico divulgado, o ator não evoluiu nem regrediu em relação ao tratamento. Ele está tendo uma "resposta satisfatória" às medicações propostas, mas não teve nenhuma alteração em seu quadro.

No comunicado anterior, os médicos tinham explicado que Kayky Brito permanecia sedado e em ventilação mecânica. Os profissionais também esperam que ele se recupere totalmente da cirurgia feita na pelve e no braço. Seu estado ainda é considerado grave.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.