Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ADENOCARCINOMA

Preta Gil com câncer: Médico explica causas da doença e faz alerta sobre diagnóstico

REPRODUÇÃO/GNT

Foto de Preta Gil; ela está com cabelo solto e camisa regata azul

Preta Gil no Superbonita, programa exibido no GNT; cantora descobriu câncer no intestino

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 12/1/2023 - 6h00

Na última terça (10), Preta Gil foi diagnosticada com adenocarcinoma na porção final do intestino. O câncer pode ser causado por alguns fatores, como obesidade, pouca ingestão de fibra, tabagismo e alcoolismo. "As dores e desconforto abdominal são sinais", alerta Rodrigo Barbosa, especialista em cirurgias do sistema digestivo.

Ao Notícias da TV, o médico destaca alguns pontos que podem colaborar para o aparecimento da doença e avalia que hábitos simples são capazes de resultar em mais qualidade de vida.

"Obesidade, sedentarismo, dieta rica em carnes vermelhas e carnes processadas, baixa ingestão de fibras, tabagismo e alcoolismo podem colaborar para o diagnóstico do câncer. Dores e desconforto abdominal são sinais, mas pode existir alteração nas fezes, como sangramento ou alteração no formato das fezes, dor anal e até emagrecimento sem causa", explica.

Preta Gil descobriu o adenocarcinoma aos 48 anos, período da vida em que é mais provável se ter o diagnóstico.

Como o exame preventivo de colonoscopia deve ser feito após 45 anos, essa é uma idade que podemos dizer que a doença tem mais chances de aparecer, mas em pessoas com histórico familiar é preciso ficar atento bem antes disso.

Segundo o especialista, o segredo para prevenir a doença está justamente em estar atento às causas que podem levar a seu surgimento. Ele aconselha que as pessoas busquem por estilos de vida mais saudáveis e deixem o sedentarismo de lado:

Com uma alimentação saudável, com fibras, baixa ingestão de carnes vermelhas, embutidos e defumados, além da prática de exercícios físicos, podemos reduzir os casos. É necessário ainda a realização do exame para detecção do câncer.

"Em relação ao tratamento, no exame de colonoscopia já é possível retirar as lesões, e, nos casos mais avançados, pode ser necessário fazer a cirurgia e também a quimioterapia. Se acometer o reto é necessário cirurgia e radioterapia. Tudo depende de cada caso", completa o cirurgião.

Diagnóstico de Preta Gil

Preta Gil descobriu o câncer em 10 de janeiro. Internada há oito dias na Clínica São Vicente, no Rio, a artista fez um post no Instagram para falar sobre seu estado de saúde. Ela foi hospitalizada após sentir dores abdominais.

"Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira (16) e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante", escreveu ela.

Por meio dos comentários, amigos famosos desejaram melhoras à cantora. "Vai ficar bem, em nome de Jesus. Te amo", reagiu a apresentadora Tatá Werneck. "Mandando as melhores energias", declarou o ator Lázaro Ramos.


TUDO SOBRE

Preta Gil

Saúde


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.