Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEQUELA

Pós-Covid: Especialista explica causas de inchaço em rosto de Joelma

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Joelma sorridente

Joelma em foto publicada no Instagram; cantora surpreendeu os fãs ao surgir com rosto deformado

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 11/6/2022 - 6h15

Nas últimas semanas, o inchaço no rosto de Joelma vem rendendo comentários nas redes sociais. Fãs da cantora questionaram o motivo da mudança facial, e ela esclareceu que está sofrendo com sequelas da Covid-19 --doença com a qual já foi diagnosticada quatro vezes.

Ao Notícias da TV, a dermatologista Ana Luísa Nasser Erthal explica que diversos fatores podem ter contribuído para a transformação do rosto da artista. Eles vão desde o o uso de medicamentos até a aplicação de preenchedores para realizar a famosa harmonização facial.

"Uso crônico de corticoide, por períodos prolongados ou doses altas, causa inchaço no rosto e no corpo, o que também chamamos de 'face em lua cheia'. Uma outra hipótese para o inchaço do rosto é que tenha ocorrido ETIP (edema transitório intermitente persistente), nome de uma complicação que acontece após o uso de ácido hialurônico, principalmente. O rosto incha nas áreas em que há produto, principalmente após algum quadro infeccioso, como Covid, pneumonia, resfriados, infecção de urina ou até mesmo uma infecção dentária", detalha.

A especialista ainda alerta que é necessário buscar ajuda profissional caso perceba alguma mudança no rosto, assim como no caso da cantora Joelma. "Caso o paciente apresente edema do rosto, algum sinal ou sintoma inesperado, o ideal é procurar um médico para avaliar o caso. Nunca se automedique. A Covid pode causar quadros dermatológicos, como urticária, aumento da sudorese [suor excessivo], exantema [vermelhidão], entre outros sintomas."

Em tratamento

Na última quinta-feira (9), a equipe de Joelma emitiu um comunicado sobre o estado da saúde da cantora, que segue internada para tratar as complicações pós-Covid. "Ela deu entrada na unidade para realização de check-up após quatro episódios de Covid-19. [...] Durante a internação, houve melhora significativa do quadro de edema", informou a assessoria da artista em nota enviada ao Notícias da TV.

A ex-Calypso se apresentaria nas cidades de Alvorada (TO), São Desidério (BA) e Cordeirópolis (SP), mas não poderá comparecer por causa de seu tratamento. Mesmo após a previsão da alta, ela deverá permanecer de repouso em casa.

"A paciente se recupera bem, com previsão de alta para o fim de semana. Por orientação médica, ela deverá permanecer em repouso em casa durante sete dias, com alimentação adequada e os cuidados necessários", assegurou a cardiologista Ludhmilla Hajjar, mesma especialista que atendeu o pai de Anitta, no boletim médico.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.