Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CUIDADO COM OS FIOS

No Limite 5: Como proteger o cabelo da areia, sol e sal com plantas naturais

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com imagens de Paula Amorim, Carol Peixinho e Íris Stefanelli, da esquerda para a direita, no No Limite 5

Paula Amorim, Carol Peixinho e Íris Stefanelli no No Limite 5; mulheres precisaram se virar com os cabelos

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 30/5/2021 - 7h10

Ariadna Arantes, Carol Peixinho, Elana Valenaria, Gleici Damasceno, Íris Stefanelli, Jéssica Mueller e Paula Amorim tiveram uma preocupação extra no No Limite 5: os cabelos. Com a exposição ao sol, à água do mar e à areia e sem acesso a cosméticos básicos como xampu e condicionador, as mulheres sofreram com os danos aos fios.

Fios quebradiços, ressecados e sem brilho são alguns dos efeitos causados pela exposição que as meninas sofreram nas praias do Ceará durante as gravações. Mas existem recursos naturais que podem ser utilizados para reparar o prejuízo. O Notícias da TV conversou com a engenheira química Daniella Chaluppe, especializada em botânica, e com o cabeleireiro Bernardo Vasconcelos para anotar as dicas.

Os principais recursos que podem ser utilizados diretamente da natureza são melaleuca, camomila, alecrim, babosa, açúcar, abacate, goiaba, mel, coco, cravo e limão. É possível fazer chá com a maioria das plantas e aplicar nos fios para restaurar o brilho e fortalecimento. Já da babosa e do coco o que interessa é o óleo, que é o principal meio de hidratação.

Segundo Daniella, o açúcar serve como esfoliante e pode ser usado na limpeza do couro cabeludo. "Não limpa profundamente, mas tira as sujeiras mais pesadas e remove até as caspas", explica ela. Aliado à água e a uma fruta como maçã, morango, kiwi e laranja, o açúcar vira uma espécie de vinagre, que faz uma limpeza mais eficaz. 

"Deixe os ingredientes em um pote e cubra com pano, para não entrar bicho. É só mexer uma vez ao dia; quando não tiver bolinhas, significa que está fermentado e o 'vinagre' está pronto para o uso", ensina ela. Outra dica é misturar com mel e enxaguar bastante depois. "Aplique no couro cabeludo molhado, faça uma massagem leve e depois enxague", aconselha Bernardo.

Para o fortalecimento, o ideal é passar suco de limão com melaleuca. A fruta cítrica mantém o cabelo maleável, enquanto o óleo da flor fortalece. "Tem que usar a noite e enxaguar bem de manhã, para não queimar a pele no sol com o limão", alerta a engenheira.

A maior aliada das participantes do No Limite é a babosa. Além de ser uma planta típica do Nordeste, é possível usar seu óleo sem a necessidade de condensar. Basta cortar, retirar o líquido e aplicar nos fios molhados, deixar agir e depois enxaguar. Já para o efeito de uma máscara de hidratação, o ideal é misturar goiaba e mel.

O óleo de coco é um pouco mais complicado. "A forma de extração é por fervura das folhas e maceração", explica Daniella. Segundo Bernardo, a maneira ideal de usar o recurso é aplicar nos cabelos durante a noite e dormir com um coque, sem a necessidade de enxaguar.

Além dos recursos naturais, a bandana e o uso de coques também podem proteger o cabelo da areia e do sol, segundo o hairstylist. Já Paula e Gleici, por exemplo, optaram por usar tranças. "Ajuda muito! Além de proteger os cabelos, elas tracionam os fios e ajudam a acelerar o crescimento. Ótima estratégia e muito inteligente", elogia ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.