Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA HBO

Amarga e deprimida, Kate Winslet faz seu melhor papel na TV em Mare of Easttown

DIVULGAÇÃO/HBO

A atriz Kate WInslet de moletom e calça preta, cabelo preso e expressão séria, sentada em sofá, em sala de estar, em cena de Mare of Easttown

Kate Winslet em cena da série Mare of Easttown, no papel da protagonista desleixada e durona

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 30/5/2021 - 6h55

Mare Sheehan não é a típica protagonista feminina de uma série de TV: ela é mãe, avó, não tem relação afetuosa com quase ninguém, dá à maioria das pessoas com quem convive um tratamento seco (para não dizer amargo), carrega consigo uma depressão reprimida e abre uma cerveja toda noite. É neste papel que Kate Winslet brilha em Mare of Easttown, série policial da HBO que chega ao fim neste domingo (30).

Mistura de drama, ação e suspense, a atração gira em torno de crimes cometidos na pequena cidade de Easttown, onde grande parte dos habitantes se conhece. Uma adolescente é assassinada, e outras duas jovens mulheres são dadas como desaparecidas.

Cabe a Mare, detetive local, investigar as ocorrências e tentar descobrir quem entre seus vizinhos é o culpado (ou os culpados).

Em meio a muita pressão e perigos que encontra no trabalho, ela deixa em segundo plano boa parte de sua vida pessoal: é tratada com certo desprezo pela mãe, pela filha e pelo ex-marido, ao mesmo tempo em que ainda vive o luto de um filho que se suicidou e tem conflitos com a ex-namorada dele, que quer entrar na Justiça pela guarda do neto de Mare.

"Não é só a história de um crime. Na verdade, é mais sobre a comunidade; sobre misericórdia, compaixão e tristeza; e sobre como pessoas reais vivem, lidam com coisas reais e como essas coisas reais nem sempre são felizes, sabe? Podem ser muito desafiadoras. As dinâmicas familiares podem ir mudando em função de algo que aconteceu no passado ou que está acontecendo no presente", disse Kate Winslet em entrevista à Vogue.

divulgação/HBO

Mare é a detetive e mártir da cidade

Mártir de Easttown

É possível observar na personagem uma aura de mártir, de alguém que abdica de si mesma em prol de um bem maior, da comunidade. Totalmente obcecada por desvendar os crimes, ela continua trabalhando mesmo quando não deveria e não liga para autocuidado. Segundo Kate, Mare só se olha no espelho duas vezes por dia: "Uma de manhã, quando escova os dentes, e outra à noite, quando escova os dentes. E isso é tudo".

Mare se encaixa bem na jornada da heroína, teoria publicada por Maureen Murdock no livro A Jornada da Heroína: A Busca da Mulher pela Integridade. Ela analisou trajetórias de protagonistas femininas e observou pontos em comum nas histórias delas na ficção.

Em Mare of Easttown, a detetive não dá muita atenção a atividades tidas pelo patriarcado como femininas (cuidados com a aparência, com a família, com os sentimentos) e impõe um jeito de ser mais "masculino", inclusive no vestuário, tendo em vista um objetivo maior. Isso acontece também nas tramas de Katniss Everdeen, em Jogos Vorazes, e de Mulan, no filme homônimo da Disney, por exemplo.

Agora, o telespectador espera o fim da jornada desta heroína da HBO. Vencedora de um Oscar (melhor atriz pelo filme O Leitor, em 2009), Kate Winslet tem sido muito elogiada por sua atuação. Na preparação para o papel, ela fez laboratório com uma detetive de polícia nos Estados Unidos e intensificou os exercícios físicos para aprimorar seu trabalho, manter a imagem de durona e enganar muito bem com um sotaque norte-americano.

O capítulo final promete mostrar Mare em cenas eletrizante em busca de um assassino e da resolução de suas questões pessoais e internas, com a família e um pretendente amoroso.

O sétimo e último episódio de Mare of Easttown vai ao ar neste domingo, às 23h, na HBO e no streaming HBO Go.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.