MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Day Mesquita com Dom em foto do Instagram; atriz se prepara para retomar o trabalho após parto
Day Mesquita vivenciou uma avalanche de emoções após dar à luz Dom, agora com quase dez meses. Mãe de primeira viagem, ela valoriza o boom da chamada maternidade real nas redes sociais e reconhece que isso a ajudou a se preparar para a chegada do bebê. A troca de informações com outras mulheres também fez toda a diferença para que percebesse que algo estava estranho.
A atriz sofreu com crises de choro e uma tristeza maternal característica do baby blues, uma instabilidade emocional que dura menos tempo do que a depressão pós-parto e pode ser desencadeada por fatores hormonais. "É um processo desafiador. Acho muito importante falar sobre a realidade do dia a dia", ressalta Day, em entrevista ao Notícias da TV.
"Algumas coisas, antes de engravidar, eu não fazia ideia. Por conta desse movimento de as mulheres estarem falando mais sobre alguns aspectos, eu já cheguei um pouco mais preparada para quando ele veio. Por exemplo, o baby blues que eu tive quando o Dom nasceu", conta ela.
A artista percebeu os sintomas após pesquisas sobre o assunto. "Te leva para um lugar que você não consegue pensar muito... Uma chuva de pensamentos desconexos, crise de choro... É uma coisa muito doida por conta da baixa de hormônios. Em algum momento dentro desse processo que eu estava vivendo, passou pela minha cabeça 'pode ser hormonal', e falei para o meu marido."
Day procurou ajuda médica e confirmou o diagnóstico. Mas ela ressalta que talvez tivesse demorado mais tempo para identificar o problema hormonal se não fosse a troca de informações com outras mães.
Todos os processos da maternidade são maravilhosos. É clichezão, é o maior amor do mundo mesmo. Mas é o dia inteiro cuidando de alguém, em função do bebê. Por mais que tenham delícias, tem muitos desafios diários. É a desconexão, você deixa de ser uma pessoa, se torna outra pessoa, se torna mãe. É um mundo de descobertas, ao mesmo tempo em que você está descobrindo como cuida de um bebê, descobrindo como é esse outro serzinho. É muita coisa que passa pela cabeça.
"Então, essa troca de informações deixa as outras mães se sentirem mais seguras com as coisas que elas estão vivendo. Mas é puxado pra caramba! Eu estava sentindo isso, mas às vezes é uma coisa de não querer falar sobre, não aceitar mesmo alguma coisa que está sentindo... E tudo bem sentir algumas coisas, né?", completa ela.
Ao mesmo tempo, Day costuma ser mais discreta na internet em relação à vida privada. "Não estou o dia inteiro falando nas minhas redes sociais. Vai muito do dia, do que eu estou sentindo. Vou muito pela minha intuição, porque é legal falar do que as pessoas estão passando para mim também. De repente me dá vontade de trocar, não tem muito uma regra."
Day agora se prepara para voltar ao trabalho. Na semana passada, fez a primeira viagem "bate e volta" sem o filho para São Paulo. "Claro que dá aquela sensação de 'meu Deus, o que é que eu vou fazer?'. O bebê está longe, e fazia tempo que a gente estava grudadinho praticamente o tempo todo. Mas ele estava em segurança com o pai dele [o também ator Pedro Antunes]. Então eu fico muito tranquila."
Mesmo assim, a atriz manteve contato com o marido para saber se Dom estava bem. "O coração dá aquela saudadezinha. Voltei [ao Rio de Janeiro] e enchi ele de beijo, mas foi uma experiência tranquila. Eu consegui viver o que eu fui fazer lá [em São Paulo], sempre ligadinha, mas voltei para matar a saudade rapidinho também", explica.
"Teve outra vez que saí de casa no final da tarde, ele ficou com a babá porque eu tinha uma estreia. Ele ficou chorando muito, tinha acabado de acordar, estava meio enjoadinho. Eu fiquei um pouco 'será que eu vou? Será que eu deixo ele?'. Aí o Pedro falou que ele estava em segurança. Falei 'tá bom' e fui viver o momento. Se eu sinto que ele está bem, aí vou um pouco mais em paz. Só me dá um apertinho mesmo quando sinto que ele está mais choroso. Faz parte do bebê, mas fico com o coraçãozinho um pouquinho mais apertado."
A intérprete de Poderosa em Amor Sem Igual (2019) também conta com o apoio de Pedro Antunes para cuidar do bebê. "Aqui no Rio, a gente não tem família. Minha mãe mora em São Paulo, vem para cá só de vez em quando. Então o meu marido, quando não está trabalhando, fica full time com ele. Tem essa babá que salva a gente quando tem algumas funções de trabalho. Claro, quando voltar a rotina de trabalho mesmo, vai ter alguém todo dia ou ele vai para a escolinha. A gente vai entender como vai ser esse processo", arremata.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.