Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERICONDRITE AGUDA

Entenda riscos de bactéria que causou internação de filha de Adriana Bombom

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Thalita Nobre e Adriana Bombom

Thalita Nobre e Adriana Bombom em foto publicada no Instagram; a jovem é filha da atriz

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 12/7/2023 - 6h35

Na última semana, Thalita Nobre, filha de Adriana Bombom e Dudu Nobre, foi hospitalizada após contrair uma bactéria em decorrência de uma inflamação causada por um piercing que havia colocado na orelha. O quadro infeccioso pode resultar em sequelas no local afetado.

Ao Notícias da TV, o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho explica que é de extrema importância buscar ajuda profissional ao perceber qualquer anormalidade em áreas do corpo que tenham sofrido com alguma perfuração, como acontece em quem coloca piercings ou faz tatuagens.

"Provavelmente se trata de uma bactéria de pele, ou seja, de agentes já presentes no local e que se aproveitam de alguma irritação. Pode ter ocorrido um processo inflamatório na cartilagem, com ou sem reação de alergia, o que facilita a infecção", avalia.

O médico destaca que nem sempre o aparecimento de bactérias se deve à falta de higiene, apesar de o hábito de manter o local perfurado limpo ser essencial. "A cartilagem recebe pouco sangue, ou seja, chegam poucas células de defesa ao local. Se algo irrita a cartilagem, como uma alergia ou inflamação, as bactérias se aproveitam dessa fraqueza e se proliferam."

Em recente entrevista, Bombom explicou que a filha provavelmente passará por uma cirurgia para reconstruir parte da orelha, mas isso só acontecerá no futuro. O otorrinolaringologista reforça a fala da atriz e diz que a deformidade do local é uma das sequelas que podem surgir após um quadro inflamatório:

O termo mais utilizado é o de pericondrite aguda. As duas bactérias mais comuns são Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Se não diagnosticado precocemente e instituído o tratamento adequado, pode ocorrer a necrose da cartilagem, gerando deformidades na orelha. O processo pode se estender para as estruturas próximas e gerar mais complicações, inclusive alterações auditivas.

"Em caso de sequela estética, é possível optar pela cirurgia reconstrutiva feita por otorrinolaringologista ou por cirurgião plástico. Pode ser utilizada para a reconstrução um enxerto de osso da costela. Há também a possibilidade de usar uma prótese feita sob medida que fica aderida. A cirurgia é totalmente opcional e de cunho estético", completa Carvalho.

O que aconteceu com Thalita?

Thalita contraiu uma bactéria na orelha após a aplicação de um piercing. A influenciadora ficou mais de dez dias internada e usou as redes sociais para tranquilizar seguidores.

A jovem compartilhou a informação em Stories de seu perfil no Instagram. Thalita havia sumido da plataforma devido ao imprevisto com sua saúde. Ela fez três perfurações na orelha no início de junho. Gradualmente, a região começou a apresentar um inchaço.

"Fui diversas vezes na emergência do hospital, até que da última vez resolveram me internar devido à rejeição do piercing e a uma bactéria presente na minha orelha, para realizar drenagens e receber medicamentos intravenosos", explicou.

Thalita agradeceu à equipe hospitalar e pediu que seguidores se atentem aos perigos dos "processos estéticos". "Assim como pode dar muito certo, pode dar muito errado também", disse. A influenciadora ressaltou que fez o procedimento com uma boa profissional.

"Tomem muito cuidado com qualquer tipo de perfuração ou tatuagem, porque eu mesma estou vendo que não é fácil quando dá errado. Vou sair dessa como sempre saí de outras situações difíceis da vida, com muito glamour", complementou.

Alta hospitalar

Thalita recebeu alta na segunda (10) e comemorou a volta para casa. Por meio do Stories do Instagram, ela publicou um vídeo no qual apareceu animada com a saída do hospital. Ela também mostrou a orelha enfaixada. "Adivinha quem recebeu alta hoje? Muito feliz por finalmente poder ir para casa."

"A mãe sempre é a ultima a saber de tudo. Quando ela resolveu colocar o piercing, ela não falou nada. Ela fez um vídeo, me mostrou, eu me assustei um pouco, mas ela já tinha furado", contou Adriana Bombom durante entrevista.

TUDO SOBRE

Adriana Bombom


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.