Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÉDICO ALERTA

Caso Justin Bieber: Síndrome pode começar com zumbidos e tontura

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Justin Bieber em show

Justin Bieber em foto publicada no Instagram; ele foi diagnosticado com síndrome de Ramsay Hunt

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 16/6/2022 - 6h20

Na última semana, Justin Bieber assustou os fãs ao surgir com metade do rosto paralisado. O cantor canadense revelou ter sido diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt, uma infecção viral que atinge o rosto e o sistema auditivo e pode ser precedida por zumbidos nos ouvidos e tontura.

Em entrevista ao Notícias da TV, o neurocirurgião Fernando Gomes menciona fatores que podem contribuir para o aparecimento da síndrome que atingiu o popstar.

"Ela é causada por uma infecção viral, que é o mesmo vírus que causa a catapora. Fica localizado no gânglio geniculado. Quando a imunidade cai por algum motivo, como por exemplo estresse, sobrecarga de trabalho, exposição exagerada ao sol, ela pode se manifestar. Situações que o indivíduo saia do seu equilíbrio podem predispor o quadro."

O especialista diz que estar alerta aos sinais é importante para diagnosticar a síndrome de Ramsay Hunt. "A gente sabe que além da paralisia outros sintomas podem existir, como zumbido nos ouvidos, diminuição da percepção ao som, além de dor de cabeça, tontura e vertigem", explica.

"A evolução [da doença] pode resultar em sequelas, principalmente relacionadas à mímica da face, provocando uma assimetria facial permanente, e também alterações relacionadas à audição", acrescenta ele.

Questionado sobre o processo de recuperação após o diagnóstico, Gomes lista algumas possibilidades: "O tratamento da doença é feito com medicamentos antivirais e corticoides, além de medicamentos sintomáticos [que não controlam a evolução da síndrome, mas tratam dor e inflamação]. Muitas vezes pode até demandar um trabalho de fisioterapia para a reabilitação da paralisia facial", finaliza.

Caso de Justin Bieber

Em 10 de junho, Justin revelou ter sido diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt. Por meio de um vídeo publicado no Instagram, ele falou sobre a doença. "Quero atualizar vocês do que está acontecendo. Obviamente, como vocês podem ver pelo meu rosto, tenho uma síndrome chamada Ramsay Hunt. [É] um vírus que ataca os nervos do meu ouvido e da minha face e faz meu rosto ficar paralisado."

"Como vocês podem ver esse olho não está piscando, não posso sorrir desse lado do meu rosto, esse lado do nariz não se move. É uma paralisia total desse lado do meu rosto. Para aqueles que estão frustrados pelo cancelamento dos meus próximos shows, eu não estou apto fisicamente a fazê-los. Isso é muito sério como vocês podem ver. Queria que não fosse o caso, mas é hora de cuidar do meu corpo e preciso pegar leve. Espero que vocês entendam", disse. 

Em outro trecho, o cantor afirmou que vai tentar descansar para conseguir retornar às atividades em breve:

Vou usar esse tempo para descansar e relaxar para voltar 100% para o que nasci para fazer. Enquanto isso, eu preciso relaxar para ter meu rosto de volta. Amo vocês, obrigado por serem pacientes comigo. Vou melhorar. Estou fazendo todos os exercícios para que meu rosto volte ao normal, é só uma questão de tempo, mas não sabemos quanto exatamente.

"Mas vai ficar ok, eu espero. Eu confio em Deus e confio que isso está acontecendo por alguma razão. Não sei qual é nesse momento, mas enquanto isso eu vou descansar. Amo vocês", completou.

TUDO SOBRE

Justin Bieber


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.