Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POWER COUPLE 2022

Brenda não escova os dentes? Mau hálito pode ser causado até por rinite

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Brenda Paixão no Power Couple Brasil 6

Brenda Paixão no Power Couple Brasil 6; influenciadora digital foi acusada de ter mau hálito

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 12/6/2022 - 6h20

Nas últimas semanas, Brenda Paixão sofreu com acusações de ter mau hálito no Power Couple Brasil 6. De acordo com Mussunzinho e Karol Menezes, a boca da namorada de Matheus Sampaio tinha "cheiro de cocô", e o ator afirmou que ela precisava escovar os dentes. Mas a falta de higiene bucal não é o único fator que pode causar esse desconforto.

"Na maioria dos casos, o mau hálito é causado pela higiene oral ruim, entretanto existem diversos motivos que podem ocasionar esse problema, como tabagismo, doenças periodontais, doenças estomacais e problemas relacionados ao aparelho respiratório, como sinusite, rinite e amigdalite", explica a dentista Patrícia Almeida ao Notícias da TV.

Também há algumas situações do dia a dia em que é normal ter "bafinho", como por exemplo na hora de acordar e até mesmo na semana que antecede a menstruação. "Quando ficamos muito tempo sem tomar água, temos mau hálito. A tensão pré-menstrual, que apresenta desequilíbrio hídrico, também pode levar ao problema, que só cessa na menstruação", completa a especialista.

Como identificar?

"Descobrir se está com mau hálito é uma tarefa difícil, uma vez que o nosso olfato se acostuma com o cheiro. Outra questão é a halitose psicológica: a pessoa acredita que tem mau hálito e não tem. Sem contar que raramente alguém tem coragem de abordar a pessoa que está passando por esse problema", explica Patrícia.

A ajuda de pessoas próximas pode ser essencial. "[É preciso] Ter empatia e respeito acima de tudo. Evitar abordar a pessoa de forma constrangedora, em público, por exemplo. Ou pior: usando palavras negativas que podem abalar a confiança e o emocional da pessoa, como bafo, podre, fedor, entre outros", aconselha a profissional.

No caso do reality show, não é possível afirmar se os comentários são confiáveis ou se tudo não passa de provocação do jogo. Brenda chegou a chorar por causa da afirmação de Mussunzinho e Karol sobre seu hálito.

Uma vez que o mau hálito é identificado, é necessário buscar a origem do problema. Para isso, a indicação principal é consultar um profissional da saúde. "A halitose, apesar de comum, não é normal. E tem solução, desde que seja acompanhada por um profissional especializado", alerta a dentista.

Como tratar mau hálito?

Caso a origem do bafo seja realmente a saúde bucal, o tratamento é feito com o acompanhamento de um dentista. "Os cuidados começam em casa, com fio dental, escova e pasta corretas. No consultório, são realizados procedimentos como limpeza e raspagem", orienta Patrícia.

Em caso de problemas respiratórios, o trabalho precisa ser em conjunto entre dentista e otorrinolaringologista. O tratamento geralmente é simples: manter a higiene bucal e tomar os remédios indicados para cada tipo de doença, desde alergia, até dor de garganta.

Já com problemas gástricos, o processo precisa de ainda mais avaliação. A médica e cirurgiã Vanessa Prado, que atua em um centro de especialidades do aparelho digestivo, afirma que as causas mais comuns são gastrite, digestão lenta e esofagite.

"Depois de avaliar a saúde bucal do paciente, a gente pede exames para identificar, como endoscopia. Se a causa for uma gastrite, a gente trata o estômago. Se for uma esofagite, a gente trata o esôfago", enumera Vanessa.

Por fim, os hábitos alimentares podem ser grandes aliados para tratamentos do aparelho digestivo. "Melhora de mastigação, diminuição de alimentos que podem causar inflamações, como excesso de café, que irrita a mucosa gástrica", aconselha a médica. Outros alimentos como cebola, alho, álcool e especiarias também influenciam o mau cheiro bucal.


Saiba tudo que está acontecendo nos reality shows com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#81 - Ainda vale a pena assistir ao MasterChef?" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.