Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EX-NETFLIX

Bianca Sessa supera ataques capacitistas e dá o troco: 'Difícil ter sangue de barata'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Bianca Sessa dá risada em frente ao painel do Teleton 2023

Bianca Sessa esteve na bancada digital do Teleton em 2023; nutricionista sofreu capacitismo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 22/12/2023 - 14h00

Bianca Sessa não conteve as lágrimas ao ser alvo de uma piada de extremo mau gosto feita pelo humorista Marcelo Duque em um stand-up. Na época, a participante da terceira temporada de Casamento às Cegas Brasil apareceu aos prantos nas redes sociais. Agora, ela revela estar mais forte para superar ofensas capacitistas e se orgulha de virar inspiração para outras pessoas PcDs.

"Na hora que chega [o ataque], não tem como. Quando é um xingamento, a gente ainda tem um sanguinho de barata... Eu não tenho muito, estou trabalhando isso. Mas quando entra numa situação que é crime, que é capacitismo, é muito difícil ter sangue de barata", desabafa Bianca em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

A nutricionista admite que tentou se preparar na terapia para essas situações antes da estreia do programa da Netflix, do qual saiu casada com Jarbas Andrade. "Eu sabia que, quando entrasse num reality e acontecesse qualquer caso desse sentido, eu sendo uma figura pública, não teria como não me posicionar", ressalta.

"Se eu não me posiciono, mostro para as outras pessoas que não têm algum tipo de voz que elas têm que aceitar. E a gente não tem que aceitar. Mas quando aconteceu foi muito doído. Eu esperava que fosse acontecer em algum momento, mas a gente não está preparada. Ainda mais na proporção que tomou, foi muito grande", relembra.

A ruiva conta com indignação que o comediante manteve a "piada" no show mesmo após ser processado. "E ainda colocando a situação de que eu achei ruim de ele ter feito [o comentário]", afirma. "Eu sabia que não ia ser o primeiro, não vai ser o último infelizmente", lamenta.

Hoje eu tô lidando um pouco melhor, mas quando aconteceu tinha um mês do programa. Foi uma explosão que realmente eu não esperava, a exposição foi muito grande. Eu me senti muito constrangida na hora, mas aprendi. Agora vai ser difícil me balançar em relação a isso, já me posiciono melhor.

Bianca também fala com alegria da representatividade que é ter uma participante PcD num reality de grande alcance. "Eu recebi muitas mensagens, tanto de mulheres quanto de mães de crianças que são PcDs, dizendo que era lindo ver na TV alguém alcançar o patamar de estar na Netflix, que era uma inspiração de ver que o filho também podia chegar onde quisesse. Mulheres PCDs e fora do padrão também, que se sentiam muito representadas e viram que nós podemos ser amadas", valoriza.

"É realmente tocante e emocionante, porque eu tinha figuras PCDs que eu admirava. A Pequena Lo está ali, que incrível. E aí eu me tornar uma figura assim é bem inspirador. Por isso que é tão essencial nesses casos [de preconceito] eu me posicionar . Eu sei que as pessoas estão vendo e que elas precisam desse posicionamento, elas vão esperar isso de mim", reflete.

Projetos pós-reality

Bianca até entrevistou a influenciadora Pequena Lo em seu podcast, o PodSessa. A ruiva divide o comando do programa com Karen Bacic, com quem mantém amizade desde o Casamento às Cegas.

"Sou muito comunicativa, né? Eu falo muito, e o PodSessa começou como um quadro informativo no meu Instagram. Eu queria trazer assuntos polêmicos da semana de forma informativa, mas era algo rápido. As pessoas pediam muito um podcast. Aí tive a ideia de tornar o PodSessa num podcast, tive a ideia de ter chamar a Karen para apresentar comigo. Está sendo um projeto muito incrível, porque eu tô conhecendo pessoas maravilhosas", celebra ela.

"A gente está estudando muito para conseguir melhorar a cada dia. O PodSessa não é só um podcast que você senta e conversa sobre fofocas ou sobre polêmicas, ele sempre vai ter no final alguma pauta importante. Todos os nossos convidados têm alguma pauta específica", detalha.

A dupla já conversou sobre racismo com a ex-BBB Lumena Aleluia, sobre religião com o casal Ágata Moura e Renan Justino, do Casamento às Cegas, e também entrevistou Wilton Duarte, participante não-binário do MasterChef.

Bianca revela que conseguiu patrocinadores e tem planos de transformar o PodSessa em um podcast ao vivo no ano que vem. "Provavelmente o nosso estúdio também vai mudar para São Paulo, porque a gente consegue trazer mais pessoas. Querendo ou não, ainda é em Santos [no litoral], então é mais difícil", conclui ela.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.