Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NAS REDES SOCIAIS

Barraco entre Luana Piovani e Scooby tem potencial traumático para os filhos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Luana Piovani (à esq.) e Pedro Scooby com os filhos Bem, Liz e Dom

Pedro Scooby e Pedro Scooby são os pais de Bem, Liz e Dom; briga do ex-casal afeta as crianças

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 6/1/2023 - 6h30

Nas duas últimas semanas, o público acompanhou a briga pública entre Luana Piovani e Pedro Scooby sobre as divergências na criação dos filhos Dom, de dez anos, e os gêmeos Liz e Bem, de sete, através das redes sociais. Apesar de os dois afirmarem querer o melhor para os filhos, os desentendimentos podem gerar um trauma nas crianças.

A treta começou quando Luana, que está em Portugal, reclamou do presente de Natal que os filhos ganharam de Pedro, que está com eles no Brasil: um celular para cada. A "denúncia" da atriz veio à tona ao mesmo tempo em que Cintia Dicker havia acabado de ter Aurora, primeira filha com o surfista, que precisou passar por cirurgias e internação.

Com a opinião dos internautas dividida, a discussão foi ainda mais longe e chegou ao dilema que todo casal divorciado com filhos enfrenta: a pensão --os dois nunca chegaram a formalizar nenhum tipo de acordo sobre valores e guarda na Justiça.

Apesar do entretenimento para o público, a única consequência efetiva de todo o barraco é o abalo da saúde emocional das crianças. "O divórcio é uma das experiências vividas na infância com potencial traumático, especialmente quando conturbado", afirma a biomédica Telma Abrahão, especializada nas neurociências comportamental e infantil, ao Notícias da TV.

"Pode trazer danos emocionais, aumentar a ansiedade, causar depressão e dificuldade de se relacionar e confiar no outro e até dificuldade de aprendizado na escola", lista Telma.

De acordo com a especialista, mesmo que Bem e Liz não tenham acesso às redes sociais --Dom tem um perfil no Instagram e, segundo Luana, está ciente de tudo--, o assunto pode desgastá-los. "Na escola e nos ambientes que as crianças frequentam, pode haver comentários que as impacte negativamente. Os pais dos amigos podem acabar comentando com as crianças que levam para os colegas da escola", explica.

As crianças estão em construção e se sentem vulneráveis em situações de divórcio. Quando um casamento acaba, o que termina é o papel de marido e mulher, porém o papel de pais e filhos continua.

Ou seja, a melhor forma de lidar com as divergências é com privacidade. "É um grande desafio, mas muito possível com maturidade e inteligência emocional", aconselha a profissional da saúde.

A atriz, no entanto, sempre justifica que leva a discussão para as redes sociais somente depois de tentar falar com o ex-marido e não conseguir. 

"Os pais precisam jogar no mesmo time, e não um contra o outro. Como adultos, precisam focar no bem maior, que é a criação e o bem estar da saúde física e emocional dos filhos", pontua a especialista.

O último recurso deveria ser recorrer à Justiça, como o surfista propôs, e não aos internautas. Por mais que os estilos de vida de Luana e Scooby sejam diferentes, isso não gera um impacto negativo nos filhos, muito pelo contrário, pois acaba por desenvolver melhor as habilidades sociais --e por isso é tão importante o bom diálogo entre os dois.

"Crianças conseguem reconhecer e se adaptar às diferentes ações do pai e da mãe. Na vida lá fora, as pessoas são diferentes também", conclui Telma.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.