Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DORES FORTES

Artrose é sequela da Covid? Especialista explica doença de Luciano Szafir

REPRODUÇÃO/SBT

Foto de Luciano Szafir; ele veste camiseta branca e terno preto

O ator Luciano Szafir em entrevista ao The Noite, do SBT, comandado por Danilo Gentili

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 5/11/2022 - 6h15

Luciano Szafir passou por uma cirurgia no quadril após se queixar de fortes dores. O ator, que foi infectado pela Covid-19 por três vezes, foi diagnosticado com artrose avançada. A doença, no entanto, não pode ser considerada uma sequela do vírus. "Ela é causada pela genética, por traumas ou por atividades físicas pesadas", explica o fisioterapeuta Cadu Ramos. No caso do artista, médicos que o atenderam avaliaram que o agravamento do quatro pode ter sido acelerado por causa da infecção por coronavírus.

Ao Notícias da TV, o especialista dá mais detalhes sobre a enfermidade e reforça que ela costuma surgir de maneira silenciosa, piorando aos poucos, até chegar ao ponto de a pessoa sentir dores extremamente fortes.

"É uma doença reumática, degenerativa e progressiva. Ela gasta as articulações, pode acometer todas as articulações do corpo, principalmente as dos joelhos, quadril e dos dedos das mãos. É uma doença que vai enfraquecendo a musculatura, vai inflamando toda a região, enrijecendo e limitando os movimentos. Realmente causa muita dor", avalia.

Sobre a cirurgia de Szafir, Ramos diz que o procedimento é considerado bastante delicado, já que precisa ser realizado por profissionais responsáveis para evitar a perda de movimentos e até a morte:

É uma cirurgia que tem muito risco, tanto em relação à rejeição da prótese quanto ao risco de morte, pois pode causar embolia pulmonar, infecção generalizada. A infecção e a rejeição da prótese podem afetar os movimentos, causando uma limitação. Quando você tem a rejeição à prótese você acaba ficando sem opção, fica praticamente inválido.

O tratamento da doença pode ser feito com medicamentos e fisioterapia, mas, nos casos mais graves, como o do pai de Sasha Meneghel, o mais indicado é a intervenção cirúrgica.

"50% é genético e 50% são fatores externos, que estão relacionados a traumas, impactos, atividades físicas de alta intensidade, mas também faz parte do processo de envelhecimento do ser humano. Pessoas com mais de 50 anos podem ter desgastes articulares e constatar que existe o processo degenerativo da artrose", explica o especialista.

Apesar de ser mais comum em pessoas mais velhas, Ramos alerta que a artrose pode, sim, se manifestar nos indivíduos mais novos. "Hoje em dia, 25% da população jovem já tem esse desgaste articular por conta da alta intensidade de atividade física".

"É uma doença silenciosa, você não sente dor no processo, então, se você tiver uma avaliação, você pode identificar o que está acontecendo nas regiões e fazer um trabalho preventivo. O diagnóstico pode ser feito pela ressonância magnética", completa.

TUDO SOBRE

Luciano Szafir


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.