Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEME VIRALIZOU

Adeus, Satanás: Quem matou bolsonaristas na abertura de Senhora do Destino?

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Edição de uma foto de Thiago e Bruno Gagliasso; o registro do primeiro aparece em preto-e-branco, e o segundo, com cores. Ao fundo, é possível ver mais celebridades inseridas como na abertura de Senhora do Destino

Thiago e Bruno Gagliasso em meme com a abertura de Senhora do Destino, criado por Rodinei Carvalho

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 22/11/2022 - 6h45

A música tema de Senhora do Destino (2004), Encontros e Despedidas, já previa que parte da população teria de "mandar notícias do mundo de lá". No meme criado por Rodinei Carvalho, que viralizou nas redes sociais durante as últimas semanas, o "lado de lá" é ocupado por celebridades bolsonaristas. E as notícias não parecem ser muito boas, já que a ausência de cores dá a entender que eles estão mortos. O autor da história, contudo, está vivíssimo e surfando no sucesso do vídeo.

Criador de um canal no YouTube em que faz sátiras de teorias da conspiração, o ator largou os apontamentos satânicos e previsões da "Nova Ordem Mundial" apenas para unir fotos, buscar referências e encontrar uma versão da música gravada por ninguém mais, ninguém menos, que Susana Vieira --outra rainha dos memes, ao lado de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), a vilã da mesma novela. A receita para o sucesso era óbvia, e o mineiro já imaginava isso.

"Não vou mentir, sabia que o vídeo ia ter bastante visualizações, mas pensei que teria no YouTube. Não imaginava que ia viralizar no Twitter, que não tenho nem 500 seguidores. Eu postei no último dia 10, e à noite começaram os compartilhamentos. Depois, vários perfis de humoristas com muitos seguidores postaram, No outro dia, acordei com um monte de mensagens no WhatsApp dizendo que o Felipe Neto compartilhou. Não só compartilhou, como disse que era melhor vídeo do ano", conta o humorista em entrevista ao Notícias da TV.

Mais do que os apontamentos políticos, o sucesso do vídeo se dá justamente na relação com outros memes do universo da internet. A lista é imensa. A imagem de Ciro Gomes, candidato à Presidência pelo PDT, talvez seja a mais óbvia. Seu rosto é dividido em dois: um em preto-e-branco, outro colorido. Afinal, o político até declarou apoio ao PT no segundo turno das eleições, mas nunca mencionou o nome de Luiz Inácio Lula da Silva. Qualquer um ficaria confuso de que lado ele realmente está.

Mas não para por aí: a imagem de Neymar é uma dele caído em um jogo pela Seleção Brasileira, numa referência às críticas bem-humoradas sobre o desempenho do jogador nas últimas Copas; Gabriel Monteiro, vereador do Rio de Janeiro pelo PL, apoiador de Bolsonaro e acusado de assédio moral e sexual, aparece atrás das grades.

O patriota do caminhão, manifestante que grudou na cabine de um veículo por quilômetros, também marcou presença. Assim como a "mensagem subliminar" de uma marca de cosméticos que sempre dá as caras no SBT --cujo proprietário, Silvio Santos, nutre certa simpatia por Jair Bolsonaro.

Até o perfil de fofocas Choquei, que viralizou após declarar apoio ao presidente eleito, ganhou um espacinho no vídeo --rivalizando com a bolsonarista Jovem Pan. Ele explica a escolha:

A Globo, querendo ou não, foi imparcial [na cobertura das eleições]. A Choquei decidiu aquele lado. O que me chamou a atenção é a Jovem Pan ser uma grande emissora, e a Choquei, que está ali na internet, estar batendo de frente com ela. A Globo não ia dar essa repercussão. Ia ser previsível. A Choquei compartilhou o vídeo, e isso também ajudou bastante [a viralizar].

PhD em memes

Carvalho sequer teve trabalho para garimpar tantas referências, já que é um consumidor assíduo desse tipo de conteúdo. Apesar da rotina movimentada --ele divide o tempo em três trabalhos: porteiro, ator e editor de vídeos--, ele sempre busca um tempinho para se atualizar no humor da Internet. E, claro, tentar emplacar alguma coisinha entre os memes mais vistos. É um hobby dele, criado há mais de cinco anos. Tanto que esse não é o primeiro vídeo feito pelo mineiro que viralizou.

Rodinei Carvalho, criador do meme que mistura política e Senhora do Destino, com placa do YouTubeRodinei Carvalho, autor do meme que mistura política e novela, com placa do YouTube (Foto: Arquivo pessoal)

"Quando surgiu aquela história que o Bolsonaro comia gente [referência a uma frase do atual presidente usada exaustivamente na campanha de Lula, em que o chefe do Executivo relatou, a um jornal norte-americano, que havia considerado a possibilidade de 'comer' um cadáver durante um ritual indígena], eu editei e coloquei uma foto dele na capa daquela série da Netflix, do canibal, Hannibal (2013-2015). Viralizou bastante", atesta ele.

O teor crítico ao atual mandatário e seus apoiadores em ambos os vídeos não é coincidência. O mineiro descreve esse governo como "péssimo" e "horrível". Por outro lado, tem boas expectativas para o governo de Lula --embora assegure que, se necessário, fará humor crítico também.

"A gente, que trabalha com cultura e vê essas coisas que o Bolsonaro fala... É um cara que não devia nem estar ali, nem ser político, e ainda mais durante 30 anos. Mas agora o Brasil vai melhorar! Bom, se tiver coisa errada, vamos ter que criticar. Não é só apoiar, igual aos fanáticos pelo Bolsonaro, que passam a mão na cabeça de tudo que ele faz. Se o Lula fizer alguma coisa errada, temos de criticar. Achei errado ele viajar no jatinho de uma empresa [para o COP 27], por exemplo", afirma.

Mas ele já está preparado para eventuais novas críticas, pois não precisa de muito para bombar. Dessa vez, bastou olhar um vídeo da abertura de Senhora do Destino com os participantes do BBB 22 para ter a ideia e fazer suas reinvindicações. E essa é a graça da coisa.

A ressaca de Luiz

Rodinei, contudo, não costuma dar as caras em seus vídeos --mesmo os que assumem o formato de vlog, em que um apresentador aparece em frente às câmeras e narra fatos. Não por medo de represálias nem nada nesse sentido. Rodinei preza pelo humor e não conseguiria ficar sério o suficiente frente temas absurdos como "o lado obscuro da novela Travessia" ou o "pacto satânico da música Caneta Azul". E é justamente a seriedade e convicção do apresentador que fazem o vídeo ficar engraçado.

A solução criada pelo ator foi apelar a um robô. Ele cria um roteiro e usa uma ferramenta para colocar o personagem, chamado por ele de Luiz Ressaca, para proferir as teorias. De terno e gravata e semblante sério, Luiz atesta seguramente, por meio de um investigador nomeado "Tireidoku", que MC Loma só pode ter um pacto satânico. Afinal, dá para ouvir que o "Palmeiras não tem mundial" se a música Envolvimento for ouvida de trás para frente.

Apesar da bizarrice, ele assegura que tem muita gente que acredita nas teorias. Alguns, mais inspirados, até disparam elogios ou críticas pelo sua elucidação dos "fatos". "Muitos fãs da Mc Loma me xingaram na época, dizendo que eu queria ganhar visualizações às custas dela. Outros acreditaram numa viagem em que disse que o Felipe Neto é o anticristo --e 'provei' com uns significados nada a ver. É uma viagem, mas as pessoas hoje em dia acreditam em tudo", diz.

Ele, no entanto, afirma não ter interesses financeiros quanto a isso. O que ele quer mesmo é explodir no teatro. Em janeiro, estará em cartaz com uma montagem de O Auto da Compadecida em Franca, interior de São Paulo. Sua companhia, a Coliseum, quer levar a cultura para todos os lugares. 

Veja o vídeo que viralizou:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.