Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA EM MAIO

Desesperada, Record une BBB, A Casa e Ilha em novo reality; saiba como será

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Adriane Galisteu em entrevista na Record; Tadeu Schmidt no comando do BBB 23

Adriane Galisteu e Tadeu Schmidt: atrás de ibope, Record junta BBB, A Fazenda, A Casa (2017) e Ilha em novo reality

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 30/1/2023 - 17h02

Com ibope em baixa e sem saída após cancelar o Power Couple Brasil, a Record vai misturar os principais formatos de reality show já produzidos pela TV brasileira. Em maio, a emissora vai estrear A Grande Conquista. Trata-se de um projeto original que vai trazer elementos do Big Brother, de A Casa (2017) e da Ilha Record.

O Notícias da TV já havia antecipado na semana passada que a emissora já trabalhava na formatação do programa. Ao todo, serão 75 episódios. A apresentação ainda não está definida, mas a emissora cogita ir ao mercado. A informação de detalhes do formato foi publicada inicialmente pelo jornalista Flávio Ricco, do portal R7.

A reportagem teve acesso a um demonstrativo enviado para o mercado publicitário nesta segunda (30) e que detalha o formato da atração.

Assim como em A Fazenda, o principal atrativo são as subcelebridades. A Record, no entanto, abrirá inscrições para anônimos interessados em participar da atração. O formato foi criado numa parceria entre Marcelo Silva, vice-presidente de Programação e Operações da Record, e Rodrigo Carelli, diretor do núcleo de realities. O projeto é chamado de "super-reality" dentro da empresa.

A ideia inicial é que 15 celebridades disputem vagas na competição por meio de sua popularidade nas redes sociais. Os dez mais votados seguem para uma mansão, e os outros cinco partem para uma espécie de exílio --casa de quatro cômodos que vai abrigar 65 pessoas desconhecidas do grande público.

Os famosos menos votados vão dividir o espaço com anônimos, bem como disputar a preferência do público. Os cinco mais populares, entre todos os participantes do exílio, são "promovidos" para a mansão. A partir daí, o confinamento realmente começa, com intrigas e provas, até que se chegue ao grande campeão.

Record pensa em novo apresentador

A Grande Conquista estreia em maio e, por isso, a pressa da Record em colocá-la no mercado para vender as cotas publicitárias. Um nome para apresentá-la será definido no mês de fevereiro. A tendência é que seja alguém novo. Adriane Galisteu deverá ficar só em A Fazenda, e Mariana Rios não foi bem avaliada pelo trabalho na Ilha. A emissora busca opções no mercado.

Internamente, o formato tem sido visto como uma "grande salada" para tentar dar ao público o que ele quer e, assim, subir os números de audiência no horário nobre.

A emissora não vive uma boa fase. A Fazenda 14 marcou apenas 7,3 pontos na Grande São Paulo, seu pior desempenho da história em 2022. Já o Power Couple ficou com 5 pontos e ainda por cima deu prejuízo financeiro. A Ilha minguou apenas 3 pontos, muito abaixo do esperado pela TV de Edir Macedo.

Cancelamento do Power Couple

Desgastado por causa do desinteresse de anunciantes e com baixa audiência na última temporada, o Power Couple Brasil não será exibido pela Record em 2023. A emissora chegou a colocar um plano comercial no mercado publicitário, mas a falta de interessados fez a Record mudar de ideia.

O desafio de casais custa mais do que A Fazenda por exigir mais reformas da locação que fica em Itapecerica da Serra, em São Paulo. O número dobrado de participantes também faz com que o orçamento dos cachês seja maior. Sem um patrocinador para bancar os custos, o reality não consegue se pagar.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.