Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

WEB SE REVOLTA

Record apoia o assédio? Emissora leva surra de críticas por demissão e omissão

REPRODUÇÃO/RECORD

Na montagem: Rhiza Castro (à esquerda) e Kamila Simioni (à direita)

Rhiza Castro e Kamila Simioni: Record enfurece internautas por não se posicionar sobre assédios

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/10/2023 - 19h22

O termo "Record apoia assédio" está no topo dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) desta quarta (24). Os internautas apontaram duas situações envolvendo a emissora nos últimos dias: a jornalista Rhiza Castro disse ter sido demitida em janeiro após denunciar o assédio sexual do diretor da Record News; e possível omissão diante de supostos abusos cometidos por Kamila Simioni contra Shayan Haghbin em A Fazenda.

O Notícias da TV procurou a Record para comentar sobre os casos. A emissora informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá se manifestar. Nas redes sociais, a maior queixa é da emissora não se posicionar. A situação piorou com as reclamações de Haghbin no reality show.

"Uma emissora dessa, que está há 70 anos no ar, ainda apoia e passa pano para o assédio? Tomem vergonha na cara!", disparou uma internauta identificada como Lívia no X. "O pior é que é uma emissora evangélica. Diretor e patrocinadores estão apoiando assédio. É realmente uma vergonha", concordou Nalia Corrêa.

O público ainda comparou a atitude da Record com o BBB 23, que expulsou Antônio Cara de Sapato e MC Guimê por assédio e importunação sexual à Dania Mendez. "Vê se aprendem, Fazenda. Vocês não estão sendo justos, não seguem as próprias regras", reclamou Regina Souza.

Jornalista é demitida após denúncia

Rhiza Castro afirmou ter sido assediada pelo diretor da Record News durante um ano, período que trabalhou como apresentadora do Esporte Record News. Ela foi demitida em janeiro, mas tornou o motivo de sua saída da emissora público apenas na segunda (23).

Sem citar o nome do agressor, ela alegou que acabou demitida após fazer a denúncia de importunação no departamento de Recursos Humanos da empresa.

A ex-apresentadora da Record News contou que a situação começou com brincadeiras e comentários do diretor sobre sua aparência. "Depois, foram infinitos convites para jantar, tomar vinho... E cada vez mais comentários sobre a minha beleza", lembra, em entrevista à reportagem.

O chefe também enviava presentes e elogiava fotos, segundo Rhiza. Com medo de sofrer represália da Record, ela demorou um ano para relatar o que havia acontecido. Dois dias depois de procurar ajuda, a emissora informou que a demitiria por "corte de gastos". "Conheci outras mulheres que passaram por situações semelhantes com ele, mas que não tiveram coragem de falar", acrescenta.

"Sofri assédio sexual do meu diretor por quase um ano. No final, eu sofri retaliações porque, obviamente, não cedi… Eu não aguentava mais e decidi fazer a denúncia no RH da empresa. Eu até sabia que isso [a demissão] poderia acontecer, mas eu realmente tinha esperança de que a empresa fosse séria e que zelasse pelo bem-estar dos colaboradores", explicou.

Simioni expulsa de A Fazenda?

Os telespectadores de A Fazenda 15 pedem que a Record analise as imagens de Kamila Simioni e Shayan Haghbin na última festa do reality show. Segundo Haghbin, a empresária mordeu seu pênis durante uma brincadeira na pista de dança. O ex-Casamento às Cegas disse que não se sentiu confortável diante da situação.

Nesta terça (24), Radamés Furlan apontou que Simioni estava agindo de modo estranho. "Ela [Simioni] tinha acabado de dar uma mordida no p*nto dele", disparou o ex-jogador de futebol. "Ela estava dançando assim com ele, abaixou e 'vrau' [faz sinal com a mão como se fosse uma mordida]", relatou ele. "Eu fiz: 'ué? O que é isso?' Ela deu o bote mesmo", pontuou Shayan.

Alicia X questionou se o amigo consentiu com a ação da empresária, e ele negou. "Algumas vezes eu fiz assim [faz sinal de afastamento com as mãos]: 'Simioni, me ajuda'. Ela estava 'bebadaça'. Eu falei para ela: 'Mano, se comporta'", alertou.

Já na semana passada, Simioni apalpou os partes íntimas de Shayan Haghbin. Na festa de sexta (20), a ex-aliada de Cariúcha brincou com a situação. "Sempre vou te assediar, me denuncia. Me denuncia se você é homem o suficiente", desafiou ela, em tom de brincadeira. "Não sou", respondeu ele, aos risos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.