Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DETETIVE VIRTUAL

Atrasado, Fantástico 'revela' mistério de lobisomem decifrado há mais de 5 anos

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt apresentou o mistério do lobisomem de Joanópolis, já desbravado por diversos veículos - FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt apresentou o mistério do lobisomem de Joanópolis, já desbravado por diversos veículos

GABRIEL PERLINE

Publicado em 25/6/2019 - 5h13

O Fantástico chegou um pouco atrasado na história do lobisomem de Joanópolis. Na edição do último domingo (23), a revista eletrônica da Globo tentou desvendar no quadro Detetive Virtual o mistério da figura misteriosa que vem intrigando algumas pessoas. Mas vários sites, jornais, youtubers e até programas de televisão da concorrência vêm contando os detalhes deste caso há, no mínimo, cinco anos.

"O Detetive Virtual já investigou de tudo. Mas lobisomem é a primeira vez", disse Tadeu Schmidt na abertura do quadro, tratando o caso com exclusividade e com certo ar de urgência. Mas o apresentador, sem querer, entregou ao telespectador que se tratava de uma história velha e amplamente divulgada por outros veículos. 

O quadro costuma ser dividido em duas partes. Na primeira entrada, os apresentadores anunciam o mistério da semana e pedem para o público participar de uma enquete ou emitir sua opinião no site oficial do programa. Depois de alguns minutos, eles voltam anunciando o resultado da voz da audiência e desvendando a polêmica da vez. Mas, no domingo, o procedimento foi outro.

"Diante do tema, desta vez vamos fazer diferente. Não vamos nem abrir votação no nosso site. Vamos direto para a explicação dessa história. O Detetive Virtual vai investigar", disse Schmidt logo depois de exibir um vídeo viral que circula no WhatsApp há anos, e uma foto recente do tal lobisomem sentado em um banco, que seria o de uma delegacia.

Fantástico entrevistou o lobisomem de Joanópolis

"O Detetive Virtual recebeu pistas que o levaram até a cidade de Joanópolis. Aparentemente apenas mais uma pacata cidade do interior do Brasil. Mas o olhar atento do nosso detetive captou imagens que mostram que Joanópolis é mais do que isso, é a cidade dos lobisomens", narrou Schmidt, dizendo informações óbvias.

Em uma rápida pesquisa no Google, descobre-se que a cidade de 13 mil habitantes, localizada no interior de São Paulo, é conhecida como a Capital do Lobisomem, e que fatura com atrações turísticas sobre o mito desde os anos 1980.

No início do mês, alguns sites e blogs das regiões Norte e Nordeste do país publicaram a informação de que um lobisomem havia sido preso em São José da Tapera, no interior de Alagoas. Tudo por conta de uma foto em que o mito aparecia sentado em uma cadeira encostada a uma parede e que viralizou no WhatsApp.

O boato cresceu a tal ponto que se afirmou que a criatura havia atacado pessoas e animais nas cidades de Martins, no Rio Grande do Norte, e também em Araçagi e Caiçara, na Paraíba. Mas a reportagem do Fantástico conseguiu ao menos descobrir o local onde a polêmica foto foi tirada: em um bar na cidade de Joanópolis.

O lobisomem que vive causando nas redes sociais é interpretado pelo empresário Elias Costa, que administra uma página no Facebook sobre seu personagem e ainda agrupa todas as reportagens em que ele já apareceu. No ano passado, por exemplo, o programa Melhor da Tarde, da Band, foi até Joanópolis para falar sobre este mito.

Recentemente, o jornalista Rafael Machado, que deixou a Record para desvendar fake news no YouTube, também abordou o caso explorado como novidade pelo Fantástico nesse fim de semana.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.