Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Não podem doar sangue

Autores de Bom Sucesso criticam preconceito contra homossexuais: 'Ignorância'

Reprodução/Globo

A atriz Giovanna Coimbra em cena como a Gabriela de Bom Sucesso

Gabriela (Giovanna Coimbra) sofrerá no hospital, e autores criticarão proibição a doação de sangue por homossexuais

FERNANDA LOPES

Publicado em 9/12/2019 - 13h12

O drama de Gabriela (Giovanna Coimbra) na busca por um doador de sangue será motivo para uma crítica social em Bom Sucesso. Num diálogo, os autores vão aproveitar para alfinetar o fato de que homossexuais não podem doar sangue no Brasil, por serem considerados um grupo de risco. Eles chamarão isso de "ignorância e preconceito".

A filha de Paloma (Grazi Massafera) ficará mais de uma semana agonizando no hospital após ser gravemente ferida no desfile de moda. Ela terá o baço perfurado no atentado provocado por Diogo (Armando Babaioff), precisará passar por cirurgia e perderá muito sangue.

O grande problema é que o sangue de Gabi é de um tipo muito raro, com pouquíssimos casos no Brasil. A busca por um doador será muito complicada. Mauri (Jorge Lucas), médico que cuidará dela, falará sobre o caso a Alberto (Antonio Fagundes).

"Além de ser um sangue raríssimo no Brasil, existem várias restrições que impedem pessoas de doarem. Idade, por exemplo, ou peso, gravidez, algumas doenças... Achamos, sim, um rapaz com sangue falso O em Gioânia, mas ele infelizmente não pode doar por ser homossexual", ele revelará.

Marcos (Romulo Estrela) e Alberto acharão um absurdo que uma proibição como essa ainda exista.

"Eu também acho. A gente poderia falar com o Machado e ele entrar com um mandato judicial. Há poucos anos, um juiz no Rio Grande do Norte conseguiu liberar que um rapaz homossexual doasse sangue, apesar das restrições da Anvisa. Mas nós sabemos como esses processos demoram. E a Gabriela não tem muito tempo", ressaltará o médico.

"Não consigo acreditar. A ignorância e o preconceito estão impedindo que a vida de uma criança seja salva", criticará Alberto. Marcos também lamentará o fato de que eles continuam dependendo de Elias (Marcelo Faria), que cobrará uma alta quantia em dinheiro para salvar a vida da filha.

As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo do próximo dia 18 em Bom Sucesso.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Bom Sucesso e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 22 a 25 de janeiro

Quarta, 22/1 (Capítulo 153)
Nana consente que Batista leve Alberto para o Sambódromo. Ramon conta ao garçom da pousada seu plano para pedir Francisca em casamento. Vera deixa escapar para Eugênia que Vicente foi para um camping. Francisca aceita ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.