Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DETONADO NA WEB

Silvio Santos ignora vitória de mulher negra em concurso e é acusado de racismo

REPRODUÇÃO/SBT

Montagem da competidora Jennyfer Oliver (à esquerda) e o apresentador Silvio Santos (à direita)

Após vencer concurso de canto, Jennyfer Oliver foi ignorada por Silvio Santos na noite deste domingo (8)

REDAÇÃO

Publicado em 9/12/2019 - 10h59
Atualizado em 9/12/2019 - 14h56

Após ignorar a vitória de uma mulher negra em um concurso amador de canto em seu programa, Silvio Santos tem sido acusado de racismo por internautas desde a noite deste domingo (9), quando a atração foi ao ar. O auditório elegeu, de forma disparada, Jennyfer Oliver como a melhor cantora, porém, o dono do SBT decidiu escolher outra mulher, só que branca, como vencedora. 

Durante o jogo Quem Você Tira?, quatro mulheres cantaram versões de músicas conhecidas, como Minha Pequena Eva, da Banda Eva, Dona de Mim, de Iza, e até o hit que viralizou na web Caneta Azul, do maranhense Manoel Gomes. Depois de todas as apresentações, Silvio falou para a plateia escolher a melhor votando pelo aparelho eletrônico disponível em cada assento.

O placar indicou que Bia Morais recebeu oito votos; Juliani (que não teve o sobrenome mostrado) ganhou cinco votos; na lanterna ficou Pamela Yuri com apenas três; e Jennyfer, a única negra da competição, foi eleita como a vencedora com 84 votos do auditório. 

"A Jennyfer ganhou. Me dá 500 reais aí. Vou dar 500 para cada uma", disse Silvio, ao pedir as notas para a assistente de palco. O apresentador entregou o valor para a vencedora, porém, também deu o mesmo valor para as outras competidoras. "É (sic) 500 para cada uma, porque agora eu vou escolher a melhor das quatro", declarou. 

"Se eu estivesse na minha casa depois que ouvisse essa música Caneta Azul, na minha opinião, a melhor intéprete foi a Juliana [Juliani]!", decidiu o apresentador ao olhar para as amadoras, ignorando o resultado da votação. "Você é muito bonita, você canta muito bem e ganhou mais 500", completou Silvio. 

O titular da atração ainda mandou a jovem repetir o cover da canção. Momentos depois, ele ofereceu mil reais para quem soubesse cantar a música na íntegra, mas ninguém da plateia se ofereceu, então ele chamou o intervalo. 

No jogo Quem Você Tira?, o auditório escolhe qual competidor eliminar conforme os amadores cantam as músicas. O cantor que conquistar a preferência do público ganha dois mil reais, e o vice-ganhador recebe mil.

Nas redes sociais, os internautas acusaram Silvio Santas de mudar as regras do jogo por ser racista. O nome do apresentador se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. 

"Em quadro do Programa Silvio Santos, mulher negra vence disparado na votação do auditório, mas ao ver o resultado, apresentador não aceita e acaba mudando as regras do jogo, premiando uma mulher branca. Vão se calar?", criticou Rafael Thierry. 

"Ser velho não dá licença poética pra ser racista não, sabia?! Apenas parem de passar pano pro Silvio Santos. O cara é racista em rede nacional e ninguém faz nada", disparou Luana Santana. 

Pela ferramenta de Stories do Instagram, Jennyfer OIiver disse que ficou constrangida com o episódio, mas que nunca se fez de vítima pela situação. "Todo mundo viu e sentiu o que aconteceu", declarou ela. 

Procurado pelo Notícias da TV, o SBT informou que não irá se pronunciar sobre o caso.

Confira o momento em que Silvio Santos ignora a vitória de Jennyfer Oliver:

Confira algumas reações no Twitter:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.