REGISTRO HISTÓRICO
GUILHERME SAMORA/DIVULGAÇÃO
Rita Lee: documentário mostra letras censuradas e carta de despedida deixada pela cantora
Lançado há quatro dias pela Max, o documentário Rita Lee: Mania de Você faz uma viagem musical que passeia por fatos emocionantes da vida da roqueira, mas traz também registros históricos do Brasil. A cantora emergiu rumo ao estrelato justamente nas décadas em que as letras das músicas e os discos precisavam ser aprovados pela censura da Ditadura Militar (1964-1985). De maneira descritiva, sem qualquer militância, o filme mostra documentos que expõem essa ferida profunda na memória do país.
Foram vários os sucessos vetados pelos censores, que chegaram a apontar duplo sentido onde não havia. Para os dias de hoje, recheados de proibidões, causa espanto saber quais letras sobre amor e sexo foram censuradas.
"Me faz de gato e sapato, e me deixa de quatro no ato" e "mulher é bicho esquisito, todo mês sangra" estão entre as frases questionadas pela censura nos documentos oficiais.
Biografo da cantora, o jornalista Guilherme Samora apresenta inúmeros registros ao longo da produção, que é costurada de depoimentos e mescla carreira e vida pessoal.
A produção não cita o número exato de canções censuradas, mas mensura que são dezenas e que Rita foi uma das artistas mais visadas pelo regime militar. Quanto mais ela fazia sucesso, mais discos seus eram proibidos.
Esse é um passado que não se apaga e que precisa ser conhecido pelas novas gerações para que nunca mais se esqueça a importância de se viver em um país democrático de direito.
O filme retrata também a prisão de Rita Lee durante a gravidez do primeiro filho, Beto Lee, deixando claro que foi uma perseguição política e que plantaram as drogas encontradas pela polícia. Mas isso não quer dizer que a cantora não se drogava.
Depoimentos dela própria, dos filhos e do marido, Roberto de Carvalho, também abordam o dependência química, assim como o fato de ela ter sido internada em uma clínica de reabilitação a mando da família. O roteiro entra na "bad vibe" na medida certa, sem apelar ou esconder informações da trajetória da cantora.
Rita Lee: Mania de Você é um filme que emociona, mostra a intimidade da mãe e mulher fora dos palcos. Pode levar às lágrimas mesmo quem não é fã da cantora, principalmente durante o trecho em que os filhos leem a carta de despedida da mãe.
Rita Lee morreu em 8 de maio de 2023 aos 75 anos. Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, ela vinha fazendo tratamentos contra a doença. O documentário estreou na Max na data em que a partida da cantora completou dois anos.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas