Carregando...

Exclusivo!

Globo libera bermuda no trabalho, mas recomenda ter calça na gaveta

Reprodução

Felino e a figurinista Alessandra Barrios em vídeo em que a Globo ensina funcionários a usar bermuda

Compartilhe
  │ 

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 10/6/2019 - 6h11

A Globo está se esforçando para virar uma empresa moderna, como as gigantes da internet, e liberou o uso de bermuda como roupa de trabalho. A decisão foi anunciada aos funcionários na semana passada em um vídeo em que uma figurinista dá dicas de como combinar a vestimenta.

A emissora alerta, no entanto, que o profissional deve estar preparado para compromissos mais formais, como reuniões. "É bom ter uma calça na gaveta", recomenda a figurinista Alessandra Barrios.

Alessandra abre o vídeo de 2 minutos e 39 segundos, produzido pela área de Recursos Humanos, dizendo que vai dar "dicas de como não errar ao usar a bermuda", mas na verdade sugere apenas variações do que chama de bermuda "social casual". "É um estilo perfeito pra gente vir trabalhar".

"A coisa mais importante é a seguinte: você pode vir ao trabalho dessa maneira", diz, apresentando um modelo que veste bermuda e camisa sociais. "[Mas] Se você colocar uma bermuda e uma camisa ou camiseta, e você se sentir assim 'Dessa maneira aqui eu poderia ir à praia', está errado. Você não pode vir trabalhar se você estiver de regata, por exemplo, não é muito legal; se você estiver com uma bermuda de surfe, também não é muito legal", adverte.

Bermuda para mulher e trans

Empenhada em mostrar que é uma empresa que apoia a diversidade, a Globo sugere bermuda também para mulheres e transexuais, mas em "um visual clássico" e desde que a barra da vestimenta esteja "mais ou menos três centímetros acima do joelho". "Muito mais curto do que isso vira short, e de short a gente não pode vir trabalhar."

Alessandra Barrios encerra o vídeo com uma pessoa aparentemente transexual, que desfila como modelo e é identificada apenas como Felino. Ele veste um "visual perfeito": bermuda, camisa social e blazer. 

"Uma dica muito importante, e Felino tem essa boa prática, é você ter uma calça guardada na gaveta. Pra quê? Se você é chamado para uma reunião mais formal, é muito bacana que você possa colocar uma calça", ensina a figurinista.

A nova norma do "dress code" gerou reações controversas. Muitos aplaudiram, principalmente os que moram no Rio de Janeiro, onde o verão é muito quente. Mas teve gente que achou que a Globo deveria se preocupar com coisas mais importantes, como demissões e renegociações de contratos por salários menores.

Veja o vídeo da Globo e confira as dicas da figurinista Alessandra Barrios:

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também