Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Zé do Burro de O Pagador de Promessas, Leonardo Villar morre aos 96 anos

Reprodução/TV Globo

O ator Leonardo Villar em cena da novela Passione

Leonardo Villar em cena como o Antero da novela Passione (2010), seu último trabalho na Globo

REDAÇÃO

Publicado em 3/7/2020 - 17h34

Morreu na manhã desta sexta-feira (3), aos 96 anos, o ator Leonardo Villar. Ele ficou conhecido mundialmente por interpretar o protagonista Zé do Burro no filme O Pagador de Promessas (1962), vencedor da Palma de Ouro em Cannes e primeiro longa brasileiro a disputar o Oscar. Villar estava internado desde quinta (2) e teve uma parada cardíaca.

Segundo informações do G1, o veterano foi hospitalizado depois de não se sentir bem na quarta-feira (1º) e foi levado para a UTI, onde acabou não resistindo.

Nascido Leonildo Motta, o intérprete estudou na Escola de Artes Dramáticas da USP (Universidade de São Paulo), se formando em 1948. Começou a carreira no teatro na sequência, em peças clássicas como A Dama das Camélias (1951), Seis Personagens à Procura de um Autor (1951) e Gata em Teto de Zinco Quente (1956). 

divulgação

Leonardo Villar com Glória Menezes em cena de O Pagador de Promessas: vitória em Cannes

No cinema, o ator se destacou em O Pagador de Promessas, um dos filmes mais elogiados da história do audiovisual brasileiro. Em 1964, fez mais um personagem notável, o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva no longa Lampião, o Rei do Cangaço. E, no ano seguinte, protagonizou A Hora e Vez de Augusto Matraga.

A estreia na TV ocorreu quando ele já era consagrado na sétima arte, com A Cor de Sua Pele (1965), da TV Tupi. Chegou à Globo em 1972, com duas novelas no mesmo ano, O Primeiro Amor e Uma Rosa com Amor.

Ele se destacou em tramas como o protagonista de Estúpido Cupido (1976) e roubou a cena em Barriga de Aluguel (1990) na pele do fanático religioso Ezequiel, pai da mocinha Clara (Claudia Abreu) que não entendia a decisão da filha de emprestar sua barriga para gerar o filho de Ana (Cassia Kis Magro) e Zeca (Victor Fasano).

O último trabalho de Leonardo Villar na TV foi na novela Passione (2010). Ele interpretou Antero, marido de Brídiga (Cleyde Yáconis) que no passado se chamava Giovanni e era noivo de Gemma (Aracy Balabanian), com quem tem uma recaída.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.