Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FENÔMENO NA WEB

Jacquin é a nova Gretchen: Como o jurado do MasterChef virou o rei dos memes

REPRODUÇÃO/BAND E EDU VIANA/MULTISHOW

Montagem de fotos com Erick Jacquin, irritado com o freezer desligado no Pesadelo na Cozinha, e Gretchen

Novo rei dos memes, Erick Jacquin passou a dividir o posto de queridinho da web com Gretchen

REDAÇÃO

Publicado em 13/11/2019 - 5h12

Escolhida como a rainha da internet brasileira por sua incrível capacidade de gerar expressões dignas de memes, Gretchen ganhou uma parceria inusitada no reinado da web no último mês: Erick Jacquin. O jurado linha-dura do MasterChef virou o novo fenômeno das redes sociais após sua reação ao descobrir que o dono de um restaurante desligava um freezer à noite. A partir daí, a projeção do chef só cresceu na web.

Jacquin virou gif, figurinha, meme, ganhou montagens feitas em plataformas de edição de imagens e se tornou uma das personalidades mais usadas quando o brasileiro quer fazer piada com alguma situação. Até páginas de humor foram criadas em homenagem a ele.

O próprio chef assumiu o seu lugar de influenciador digital e começou a publicar as brincadeiras. Neste mês, o contratado da Band compartilhou uma montagem sobre o próximo filme do Batman e os cogitados para o papel do famoso vilão Pinguim. De um lado, o ator Jonah Hill; do outro, o próprio Jacquin. "Quem vocês querem no próximo Batman?", questionou ele na legenda.

"Se o Jacquin não responder esse tuíte, eu vou desligar o freezer lá da escola e causar intoxicação alimentar em todo mundo", ameaçou, em tom de brincadeira, um internauta identificado como Will Corrêa nos comentários da publicação. "Você tá louco?", rebateu o jurado francês do MasterChef. 

O apresentador do Pesadelo na Cozinha palpitou até em A Dona do Pedaço. O chef compartilhou uma montagem em que ele aparece dando uma bronca na personagem Fabiana (Nathalia Dill), da novela de Walcyr Carrasco, para chamá-la de "vergonha da professión" por desligar a energia da fábrica Bolos da Paz.

No Twitter, o perfil Erick Jacquin Reclamando Das Coisa (sic) publica frases bem ao estilo do chef falar. Criada em outubro, a página já tem mais de 90 mil seguidores, com publicações que conseguem mais de 40 mil curtidas.

Veja se consegue entender o que diz uma das publicações: "Ess é feit com amour? Sé ess aqu é amour eu nunc ia quereer namor'a con voc". Traduzindo: "Isso é feito com amor? Se isso aqui é feito com amor, nunca iria querer namorar com você". 

Jacquin confere os freezers do Pé de Fava, sob o olhar atento (e preocupado) de Fábio Lima


O fenômeno do freezer

A "piada" do meme começou quando, no episódio de estreia da última temporada do Pesadelo na Cozinha, em agosto, Jacquin viu que o restaurante Pé de Fava recebeu um fornecimento de quilos de carne, que estavam na escada, descongelando.

Em seguida, ele descobriu que havia um freezer repleto de carnes. Mas o dono, Fábio Lima, desligava o equipamento à noite para economizar energia, ignorando que a falta de congelamento prejudicava a qualidade e a higiene do alimento. Nesse ponto, Jacquin já havia provado a comida do restaurante, e ao ver as condições de armazenamento, vomitou.

Na sequência, o jurado do MasterChef desceu ao salão do estabelecimento, que estava aberto para o almoço, e mandou todos os clientes embora, dizendo que o Pé de Fava estava fechado. Aí veio a bronca, aos berros, tanto no dono quanto nos funcionários. O episódio virou um hit na web dois meses depois que o programa foi exibido TV. Os quatro blocos somam 25 milhões de visualizações no YouTube.

"Eu tinha certeza de que ia fazer muito barulho [esse episódio]. Não é comum desligar um freezer à noite para economizar energia e ligar de novo durante o dia. Tinha certeza que ia chocar as pessoas", afirmou Jacquin, em entrevista ao Notícias da TV, em outubro. 

Veja abaixo algumas das piadas feitas com o novo rei dos memes do Brasil:

Vilão do Batman

Ver essa foto no Instagram

Quem vocês querem no próximo @batmanarkham? . . Obrigado @oalisonandrei

Uma publicação compartilhada por Erick Jacquin Com Tômpero (@erickjacquin) em


O Dono do Pedaço

Ver essa foto no Instagram

Vergonha da Profession... 😠🤣 @nathaliadill @pesadelo.na.cozinha @jbboninho @maxigarciasolla . @vejotv

Uma publicação compartilhada por Erick Jacquin Com Tômpero (@erickjacquin) em

Virou figurinha

Versão canina

Todos os memes do Jacquin

Já tem gente viciada em Pesadelo na Cozinha

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.