Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube
Marcello Novaes é o capanga fiel Sampaio em O Sétimo Guardião - João Cotta/TV Globo

Marcello Novaes

Desde que estreou na televisão, em 1988, Marcello Novaes tornou-se um dos atores mais requisitados da teledramaturgia da Globo e emplaca praticamente um trabalho por ano na emissora.

Marcello Tolentino Novaes nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de agosto de 1962. Filho de Jorge Novaes e Marlene Novaes, ele já mostrava jeito para a interpretação desde os três anos de idade, quando era a diversão dos encontros de família. Fazia  imitações do cantor Roberto Carlos e esquetes que ele mesmo criava.

No final da adolescência, quando chegou na época de escolher a profissão que seguiria, Marcello não teve dúvidas de que seria ator.

O galã fez o conceituado curso de teatro do Tablado, onde teve como mestres nomes como Maria Clara Machado e Carlos Wilson. Além disso, os colegas de turma de Novaes formam um timaço de atores renomados hoje em dia: Felipe Camargo, Malu Mader, Drica Moraes, entre outros.

A estreia nos palcos aconteceu em 1982, no espetáculo Os Doze Trabalhos de Hércules. Depois de iniciar no teatro, a chance de entrar para a televisão surgiu em 1988, quando foi convidado para integrar o elenco da novela Vale Tudo.

Na trama de Gilberto Braga, considerada um dos clássicos da teledramaturgia, Novaes interpretou André, que terminou a história ao lado de Aldeíde (primeiro grande papel de Lilia Cabral na TV).

Em 1990 Marcello teve destaque em Rainha da Sucata como Geraldo, um dos "filhinhas" de dona Armênia (Aracy Balabanian) e formou um trio de sucesso ao lado de Jandir Ferrari (Gino) e Gerson Brenner (Gérson), que também eram filhos da dramática mãezona da história de Silvio de Abreu. Dois anos depois, Novaes viveu o mesmo personagem em Deus nos Acuda, folhetim do mesmo autor.

O papel que o consagrou na carreira foi o mecânico Raí na novela Quatro por Quatro, de Carlos Lombardi. Ele fazia par romântico com a espevitada cabeleireira Babalu, vivida por Letícia Spiller. O casal foi sensação, caiu no gosto popular e é até hoje um dos mais queridos das telenovelas. Dois anos depois, o ator estava de volta à telinha em outra trama de Lombardi, Vira Lata.

Na novela Zazá (1997), Novaes repetiu o par romântico com Letícia Spiller, mas dessa vez os dois estavam casados na vida real. Em 1999, o ator não teve folga e integrou o elenco da minissérie Chiquinha Gonzaga e da novela Andando nas Nuvens.

Em 2001, Marcello Novaes mostrou seu lado mais dramático no papel de Xande, namorado da dependente química Mel (Debora Falabella) em O Clone, de Glória Perez.

Em 2003, Novaes teve muito trabalho. Interpretou Inácio na minissérie A Casa das Sete Mulheres e, na sequência, entrou em um papel cômico como o caipira Timóteo em Chocolate com Pimenta. Em Cordel Encantado, em 2011, interpretou um tipo totalmente diferente dos personagens anteriores com o gago Quiquiqui.

O primeiro vilão da carreira veio em 2012, com Max em Avenida Brasil. Na trama, ele viveu uma parceria de destaque com Adriana Esteves, que interpretou a megera Carminha.

Quatro anos depois, como o introspectivo Vittorio, em Sol Nascente, voltou a contracenar com Letícia Spiller após 22 anos do sucesso de Raí e Babalu.

Na novela O Sétimo Guardião, o ator mais uma vez dá vida a um mau-caráter, o ambicioso e fiel capanga Sampaio, braço direito da vilã Valentina Marsala (Lilia Cabral) e apaixonado pela patroa.

Vida Pessoal
Em 1994, durante as gravações da novela Quatro por Quatro, Marcello Novaes e Letícia Spiller levaram o tórrido romance dos personagens Raí e Babalu para a vida real. Os atores namoraram e se casaram em 1995. Em 1997, nasceu o primeiro filho do casal, Pedro. A união chegou ao fim em 2006, mas Marcello e Letícia são muito amigos e vivem trocando declarações de carinho e respeito.

Além de Pedro, o ator tem um filho mais velho, Diogo, da relação com a empresária Sheyla Beta. Os filhos de Novaes são músicos e formaram a banda Fuze. Pedro é baterista, e Diogo faz o vocal e a guitarra do grupo.

Principais trabalhos na TV
Vale Tudo (1988) – André
Top Model (1989) – Filipe
Rainha da Sucata (1990) – Geraldo
Deus nos Acuda (1992) – Geraldo
Anos Rebeldes (1992) – Olavo
Quatro por Quatro (1994) – Raí
Vira Lata (1996) – Fidel
Zazá (1997) – Hugo
Malhação (1998) – Paulinho
Chiquinha Gonzaga (1999) - Jacinto
Andando nas Ruas (1999) - Raul
Uga Uga (2000) – Beterraba
O Clone (2001) – Xande
A Casa das Sete Mulheres (2013) – Inácio
Chocolate com Pimenta (2013) – Timóteo
América (2005) – Geninho
Malhação (2006) – Daniel
Sete Pecados (2007) – Vicente
Três Irmãs (2008) – Sandro
Cama de Gato (2009) – Benê
Cordel Encantado (2011) – Quiquiqui
Avenida Brasil (2012) – Max
Além do Horizonte (2013) – Kleber
Dupla Identidade (2014) – Delegado Dias
A Regra do Jogo (2015) – Vavá
Sol Nascente (2016) – Vittorio
O Outro Lado do Paraíso (2017) – Renan
O Sétimo Guardião (2018) - Sampaio


Personagens


Galeria de fotos de Marcello Novaes


Últimas notícias de Marcello Novaes


Últimas notícias

as + lidas

Enquete

O que você quer ver no retorno de Amor de Mãe?