Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok
Juliana Paiva se sagrou como ídolo teen ao interpretar Fatinha em Malhação: Intensa como a Vida (2012) - João Miguel Júnior/TV Globo

Juliana Paiva

Juliana Paiva é uma modelo e atriz nascida em 28 de março de 1993 no Rio de Janeiro (RJ). Sua carreira começou na TV aos 16 anos, em 2009.

A intérprete de Luna em Salve-se Quem Puder nasceu na capital fluminense, mas morou em Fortaleza (CE) durante um ano na sua pré-adolescência. Foi no Ceará que ela começou a fazer teatro amador, aos 11 anos. "Se eu não tivesse passado por lá, nada teria acontecido", exclamou Juliana Paiva sobre a cidade em uma entrevista ao programa Estrelas.

Apesar de ter sido modelo desde os nove anos, ela só foi se aventurar em uma agência de atores com 16. Seu primeiro papel já foi na Globo, quando participou de um capítulo de Viver a Vida (2009), de Manoel Carlos, interpretando a modelo Diva.

No mesmo ano, Juliana Paiva conquistou um espaço no elenco fixo da novela das seis Cama de Gato (2009), de Duca Rachid e Thelma Guedes. Sua personagem era Beth, amiga de Débora (Guta Gonçalves) e Luli (Marcella Rica).

Seu primeiro grande papel na TV foi em Ti Ti Ti (2010), escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Na novela das sete, a atriz interpretou Valquíria, filha do estilista Jacques Leclair (Alexandre Borges). Val fez parte do maior conflito da trama ao engatar um namoro com Luti (Humberto Carrão), filho de Victor Valentim (Murilo Benício), rival de seu pai.

"Talvez seja o trabalho que dá mais medo de assistir, porque foi justamente o meu primeiro papel fixo em uma novela. Eu ainda estava entendendo a dinâmica de como funciona a televisão, mas acho que não mexeria em nada", contou Juliana Paiva, em entrevista ao Notícias da TV quando a novela foi reprisada.

A artista se sagrou como sucesso adolescente aos 19 anos, quando viveu Fatinha em Malhação: Intensa como a Vida (2012), de Rosane Svartman e Glória Barreto. Par romântico de Bruno (Rodrigo Simas), sua personagem era a "periguete" da escola. O beijo na chuva que deu no namorado da ficção rendeu à atriz seu primeiro prêmio, o Troféu Pegação no Capricho Awards.

Mesmo não tendo sido o primeiro papel de Juliana na TV, Fatinha foi um trampolim para a artista. "A partir dali o meu trabalho ficou mais reconhecido. Durante as gravações, por exemplo, eu ia na praça de alimentação dos Estúdios e outros diretores me cumprimentavam", revelou ao site da Globo.

No ano em que terminou as gravações da novela adolescente, ela se tornou protagonista de Além do Horizonte (2013), de Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Juliana Paiva ficou com o papel de Lili, após serem cogitadas Bruna Marquezine e Mariana Rios.

A novela das sete não agradou ao público, e acabou batendo recordes negativos de audiência na época. Mesmo assim, rendeu à atriz um contrato de mais quatro anos com a Globo.

O sucesso entre os adolescentes rendeu mais uma "pontinha" a Juliana Paiva como Fatinha, dessa vez em Malhação Sonhos (2014). Ela participou de três episódios da temporada.

Em Totalmente Demais (2015), de Rosane Svartman e Paulo Halm, a atriz viveu Cassandra, uma modelo atrapalhada que tentava ser famosa a qualquer custo. A novela das sete rendeu um spin-off lançado no Globoplay: Totalmente Sem Noção Demais. A trama derivada foi protagonizada por Juliana Paiva e teve dez episódios.

Aos 24 anos, a atriz fez sua primeira novela das nove, como a Simone Garcia em A Força do Querer (2017), de Gloria Perez. A personagem era filha de Lilia Cabral, e o nome de Juliana Paiva surgiu por indicação da própria veterana.

De volta às novelas das sete, viveu a protagonista Marocas em O Tempo Não Para (2018), de Mário Teixeira. Com o papel, ganhou dois reconhecimentos de melhor atriz: Troféu UOL TV e Famosos e Prêmio Jovem Brasileiro.

Juliana Paiva emplacou outra protagonista ao viver Luna/Fiona, em Salve-se Quem Puder (2020), de Daniel Ortiz. Na novela, viveu uma jovem que era dada como morta e se disfarçava para encontrar a mãe que tinha a abandonado.

Juliana Paiva no cinema

A estreia da atriz no cinema veio pouco após a TV no filme Desenrola (2010), de Rosane Svartman. Na época, ela tinha 17 anos e interpretou Tize, aluna popular da escola de Priscila (Olívia Torres), a protagonista.

Após o sucesso nas novelas, foi convidada para interpretar a protagonista Suzana, em Rúcula com Tomate Seco (2017), de Arthur Vinciprova. Para fazer a comédia, Juliana Paiva se inspirou no programa Os Normais (2001-2003).

No ano seguinte, viveu Mel em O Homem Perfeito (2018), de Marcus Baldini. A atriz considerou o longa-metragem um marco. "Cada vez mais nós vamos falar sobre o feminismo", exclamou em entrevista ao site HT.

Vida pessoal

Juliana Paiva fez sucesso ainda na adolescência e sempre foi alvo de curiosidade sobre a vida amorosa. Em 2014, durante a sua participação na Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão, disparou: "Estou namorando meu trabalho", em entrevista ao jornal O Globo.

Mais tarde, assumiu publicamente um namoro com Juliano Laham, também modelo e ator, que durou um ano e cinco meses entre 2016 e 2017. Depois, Juliana Paiva começou um relacionamento com Nicolas Prattes, ator com quem contracenou em O Tempo Não Para (2018). Os dois se separaram menos de um ano depois.

Durante as gravações de Salve-se Quem Puder (2020), o público desconfiou de um affair entre a atriz e José Condessa, ator português que fez Juan na trama. Porém, logo em seguida a artista negou os boatos.

Principais papéis na TV

AnoProduçãoPersonagem
2009Cama de GatoBeth
2010Ti Ti TiVal
2012Malhação: Intensa como a VidaFatinha
2013Além do HorizonteAlice (Lili)
2015Totalmente DemaisCassandra
2017A Força do QuererSimone Garcia
2018O Tempo Não ParaMarocas
2020Salve-se Quem Puder Luna/Fiona

Personagens


Galeria de fotos de Juliana Paiva


Últimas notícias de Juliana Paiva


Últimas notícias