Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sem querer querendo

SBT esconde mais de 40 episódios de Chaves, acusa fã-clube

Reprodução

Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista da série mexicana Chaves, exibida pelo SBT - Reprodução

Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista da série mexicana Chaves, exibida pelo SBT

PAULO PACHECO

Publicado em 17/1/2014 - 18h28
Atualizado em 19/1/2014 - 7h10

Enquanto exibe atualmente 14 episódios inéditos do Chaves como se fossem a última novidade da produção quarentona, o SBT ainda “esconde” mais 46, segundo os fãs da série mexicana distribuída pela Televisa.

De acordo com o Fã-Clube Chespirito-Brasil, o SBT engavetou 39 episódios inéditos, que ainda não foram dublados, e sete considerados “perdidos”, com dublagem dos anos 1980. Os fãs suspeitam que a emissora esteja guardando esses episódios para um momento mais oportuno.

Dentre os “perdidos”, estão: As Gravatas do Seu Madruga, Animais na Vila, Não!, O Ratinho de Quico, Os Toureiros, Dr. Chapatin e o Contrabando/As Novas Vizinhas 1ª Parte/As Novas Vizinhas 2ª Parte, O Mordomo Revoltado/Pintores Amadores e A Ceia de Natal.

Todos os "perdidos" foram dublados pelo SBT nos anos 1980, mas deixaram de ser exibidos há mais de 20 anos. Por essa razão, se tornaram episódios “perdidos”, nomenclatura criada pelos fãs e usada pelo SBT em 2011, quando relançou nove episódios engavetados desde 1992. Outros 59 episódios com histórias parecidas voltaram ao ar em 2012. São chamados de “semelhantes”.

Segundo o SBT, alguns episódios do Chaves estão com qualidade de som e imagem prejudicadas e, por isso, não podem ser exibidos. O fã-clube da série mexicana no Brasil acredita ser mais uma desculpa da emissora.

“A Televisa dispõe desses episódios com qualidade perfeita. Basta um simples telefonema e as imagens chegam limpas e restauradas, conforme ocorreu com boa parte dos semelhantes, com os episódios inéditos atualmente no ar e até mesmo com os próprios 'perdidos'”, contesta Eduardo Gouvêa, presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil.

Já os 39 sem versão em português foram adquiridos com a Televisa além dos 14 exibidos atualmente pelo SBT. A dublagem dos inéditos "escondidos" vai depender do sucesso dos que estão no ar.

Desde a estreia, no dia 6, os episódios inéditos do Chaves levantaram a audiência do SBT no horário, com média de 4,4 pontos, mas ainda perdem para a Record.

“A chamada dos episódios inéditos foi a coisa mais absurda do mundo. ‘Após 30 anos, a série de maior sucesso ainda tem novidades!’. Esses episódios já deveriam ter sido exibidos há anos”, critica Gouvêa.

O SBT nega estar escondendo episódios do Chaves e diz exibir todos que estão disponibilizados no acervo. Os episódios que não são exibidos, afirma a emissora, não foram enviados pela Televisa.

Atualmente, o SBT exibe 220 episódios de Chaves gravados entre 1972 e 1979, sem contar os inéditos.

LEIA TAMBÉM:

Fãs de Chaves estranham novas vozes em episódios inéditos no SBT

Prostituta em série, atriz lamenta veto para viver lésbica em novela

A semana em Amor à Vida: Félix e Bruno impedem fuga de Aline

César leva cusparada de Aline, sofre derrame e fica paralítico

Equipe festeja férias de Rezende, e Cidade Alerta encosta na Globo

Prostituta em série, atriz lamenta veto para viver lésbica em novela

Você está grávida?, pergunta Silvio Santos à filha Patricia Abravanel

De vilão cruel, Félix passa a ser herói dos bebês de Amor à Vida

'Guerrilheira', Globo fica quase duas horas sem intervalo comercial

Em Amor à Vida, Pilar é suspeita de ter matado mãe de Aline


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.