Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Carnaval | Análise

Para Fátima Bernardes, Carnaval é 'lindo', 'muito legal' e burocrático

Reprodução da TV/Globo

Coadjuvante: Fátima Bernardes assiste Luís Roberto de Múcio entrevistar integrante da Portela - Reprodução da TV/Globo

Coadjuvante: Fátima Bernardes assiste Luís Roberto de Múcio entrevistar integrante da Portela

DANIEL CASTRO

Publicado em 4/3/2014 - 5h54
Atualizado em 4/3/2014 - 6h50

A Globo escalou a jornalista Fátima Bernardes para ser a grande estrela da transmissão do Carnaval do Rio. Mas quem brilhou no "estúdio Globeleza" foi Tiago Leifert. O apresentador do Globo Esporte SP, sim, entrou no clima de informalidade e alegria pedido pela emissora. Fez entrevistas nos intervalos e tiradas durante os desfiles, como o comentário "Se acontecer algo com a Grande Rio o Projac acaba" e referências "estéticas" bem carnavalescas ("A partir daí, o silicione está liberado").

Fátima foi coadjuvante de Luís Roberto de Múcio, o comandante das transmissões no vídeo. A ex-apresentadora do Jornal Nacional não conseguiu se libertar da bancada de telejornal e foi burocrática. Anunciava alas e carros alegóricos que as legendas muitas vezes identificavam antes. "Aí estão as carrancas", afirmou, enquanto a TV mostrava... carrancas. Eventualmente, acrescentava alguma informação de bastidor ou algum número volumoso apurado pela produção.

No desfile da União da Ilha, Tiago Leifert, de infância mais próxima, tomou a liderança e apresentou personagens do universo infantil retratado no desfile. "O enredo é sobre ser criança", explicou logo de cara. E a mulher de William Bonner dizia "sim" e "exatamente" para quase tudo.

Fátima, enfim, foi burocrática, óbvia. Para o telespectador mais exigente, ela foi irritante. Não houve um desfile que não dissesse no mínimo uma dezena de adjetivos. "Emocionante", "impressionante", "muito legal", "legal", "máximo", "lindo" e "linda" eram seus mantras. "Olha como seria o frevo no espaço. Muito legal", "Muito legal o efeito das portas se fechando", "Que efeito lindo, né? Que lindo!", "Linda, linda, não? Linda", "Tá lindo esse carro, hein? Lindo, lindo. E é o abre-alas, abriu muito bem", "Olha vocês na tela como vocês estavam lindos dançando! Olha que maravilha!".

Na equipe de transmissão da Globo no Rio, merece "destaque" ainda o ator Eri Johnson. Depois de dois dias de desfiles, não deu para entender o que ele estava fazendo e por qual motivo estava no estúdio da emissora. Suas intervenções eram raríssimas e ainda mais óbvias do que as de Fátima Bernardes: "No final, tudo dá certo", comentou sobre um carro alegórico que tinha problemas. 

LEIA TAMBÉM:

Audiência do Carnaval do Rio sobe no 2° dia, mas perde para SP

Violência obriga jornalista a ficar no 'armário' do futebol, diz Avallone

Novo repórter do CQC é demitido por recusar trabalho no Carnaval

Carnaval: Tiago Leifert se distrai e leva pito de Luís Roberto

Sem frente, Globo encurta capítulos e estica roteiros de Em Família

Globo deixa escapar 'falso ao vivo' em transmissão no RJ

Audiência da Globo cai no segundo dia; Band e Rede TV! sofrem

Globo mostra Sabrina Sato ainda como musa do Pânico

Globo muda transmissão e impede fuga de telespectadores

Em Carnaval informal, Globo tenta ignorar SBT, mas cede para Bozo

Globo ouve telespectadores para medir rejeição a Zeca Camargo

Comercial de Fátima Bernardes causa mal-estar na Record

Em apenas 15 minutos, Globo fatura R$ 38 milhões com reality show

Atraso faz Globo cancelar Carnaval de Em Família e atores se revoltam


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.