Desfile de SP
Reprodução/TV Globo
Globo mostra carro alegórico da escola de samba Dragões da Real com o palhaço Bozo, do SBT
PAULO PACHECO
Publicado em 1/3/2014 - 3h48
Atualizado em 1/3/2014 - 7h16
Na transmissão de Carnaval mais informal de sua história, a Globo tentou ignorar referências ao SBT nas escolas de samba que lembraram temas nostálgicos no primeiro dia de desfiles em São Paulo. Livia Andrade foi entrevistada, mas sem ser identificada como atriz de Silvio Santos. Crianças vestidas com uniforme da escola de Carrossel foram ignoradas. Ao mostrar o carro alegórico com um palhaço Bozo gigante, porém, Chico Pinheiro deu os créditos à concorrente.
"Aí está o carro do palhaço Bozo, sucesso da nossa coirmã SBT", disse o apresentador da Globo enquanto passava o carro alegórico da escola de samba Dragões da Real, a quarta a entrar no sambódromo do Anhembi e que relembrou sucessos dos anos 1970 e 1980. Bozo ficou no ar no SBT entre 1980 e 1991 (e voltou rapidamente em 2013).
Apesar dessa menção ao SBT, a Globo escondeu outras referências à emissora concorrente. A Acadêmicos do Tucuruvi, com tema ligado à infância, trouxe no carro abre-alas crianças vestidas com o uniforme da Escola Mundial, da novela Carrossel (2012). O repórter Thiago Real entrevistou a madrinha de bateria Lívia Andrade, sem citar que ela é apresentadora do SBT.
Na Rosas de Ouro, que relembrou personalidades marcantes, desfilaram a atriz mirim Aysha Benelli (Laura, de Carrossel), os palhaços Patati Patatá e uma sósia da apresentadora Hebe Camargo (1929-2012).
Piadas
Chico Pinheiro e Monalisa Perrone seguiram à risca as ordens do diretor de núcleo J.B. Oliveira, o Boninho, que proibiu os apresentadores de se comportarem como em um telejornal. Empolgado, Chico Pinheiro imitou Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte em Roque Santeiro (1985), e Chacrinha (1917-1988), lembrados pela Dragões da Real.
Durante a passagem da ala das baianas com personagens do desenho Moranguinho, o apresentador, indelicado, perguntou para Monalisa Perrone se ela já brincou de salada de frutas quando criança (brincadeira em que "pedir salada mista" significa "dar beijo de língua"), deixando a colega constrangida.
O temporal que caiu durante todo o desfile serviu para deixar a transmissão ainda mais descontraída. O repórter José Roberto Burnier, ao citar o samba-enredo da Rosas de Ouro (Inesquecível), emendou: "Inesquecível foi essa chuva que caiu aqui no Anhembi", e chamou a colega Veruska Donato, que completou: "Inesquecível ficou o meu cabelo com essa chuva, não vou nem tirar a capa".
LEIA TAMBÉM:
Globo muda transmissão e impede fuga de telespectadores
Globo ouve telespectadores para medir rejeição a Zeca Camargo
Comercial de Fátima Bernardes causa mal-estar na Record
Jornal da Globo perde para A Praça É Nossa e Roberto Cabrini
Globo encurta três novelas para fugir de eleições e horário de verão
Em apenas 15 minutos, Globo fatura R$ 38 milhões com reality show
Record tira sarro de sotaque de Sabrina Sato em primeira chamada
Em Família: Sem Bia, Juliana vai agir como um viciada em crack
Band exige na Justiça que Danilo Gentili volte ao trabalho em cinco dias
Atraso faz Globo cancelar Carnaval de Em Família e atores se revoltam
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.