Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sandstorm

Narcos da Amazon contará história de ditador líbio Muammar Gaddafi

Reprodução/ONU

O ditador Muammar Gaddafi durante discurso na Assembléia Geral da ONU, em 2009 - Reprodução/ONU

O ditador Muammar Gaddafi durante discurso na Assembléia Geral da ONU, em 2009

REDAÇÃO

Publicado em 10/4/2018 - 13h18

A Amazon fará uma série sobre a vida do ditador líbio Muammar Gaddafi (1942-2011), que imitará a estrutura de Narcos, da rival Netflix. Intitulada de Sandstorm (Tempestade de Areia), a produção vai misturar ficção com imagens reais para contar como um garoto pobre, filho de um beduíno, governou a Líbia por 42 anos e foi morto em uma onda de protestos.

Ainda sem data prevista de estreia, Sandstorm terá roteiros de Carter Harris (de Bloodline e Friday Night Lights) e direção do egípcio Mohamed Diab (do filme Clash, destaque no Festival de Cannes). O drama será uma coprodução da O3 Productions (voltada a produções do mundo árabe) e da Anonymous Content, a mesma por trás de sucessos como 13 Reasons Why, Mr. Robot e True Detective.

A ideia inicial é mostrar todo o período de Gaddafi no poder, assumido aos 27 anos de idade. A trajetória do líder tem idas e vindas que rendem bons episódios. A princípio, ele era um idealista e chegou a ter apoio da CIA (a central de inteligência norte-americana). Anos depois, foi chamado de "cachorro louco do Oriente Médio" pelo então presidente Ronald Reagan (no cargo entre 1981 e 1989).

O ocidente sempre viu Gaddafi com desconfiança. Era um ditador de um país rico em petróleo e pouco habitado, acusado de crimes contra humanidade. Esbanjava riqueza em seus trajes e tinha várias peculiaridades, como contratar mulheres para serem seguranças particulares _segundo as más línguas, ele tinha muitas taras.

Em 2011, uma onda de protestos tomou conta do mundo árabe contra regimes ditatoriais na região. As revoltas populares entraram para a história como Primaveram Árabe. Alguns líderes, como os de Egito e Tunísia, deixaram o poder sem resistir. Mas Gadaffi não abriu mão e só saiu morto, por uma ação militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em conjunto com combatentes líbios.

Novo rumo
A Amazon mira em séries de apelo global e Sandstorm se encaixa perfeitamente neste modelo, por trazer uma figura conhecida, controversa e com uma boa história.

Nessa mesma toada, vem aí uma megaprodução baseada em Senhor dos Anéis, franquia de sucesso no cinema, vencedora do Oscar. A rival da Netflix abriu o cofre e vai gastar mais de US$ 1 bilhão (R$ 3,4 bilhões) no drama fantasioso.

Para abrir espaço a esses e outros novos projetos, a Amazon fez uma limpeza caprichada em casa e cancelou até Mozart in the Jungle, série vencedora de dois Globos de Ouro. Atrações menos prestigiadas, como One Mississipi, I Love Dick, Hand of God e Jean-Claude Van Johnson, também receberam a foice.

O catálogo da Amazon ainda tem atrações interessantes, como a intrigante The Man in the High Castle e a popular Bosch. Além da atual vencedora do Globo de Ouro de melhor comédia, The Marvelous Mrs. Maisel, uma das favoritas ao Emmy deste ano.

TUDO SOBRE

Amazon

Narcos

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.