Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sem graça

Sem repercussão, Globo desiste de nova temporada de Os Trapalhões

João Cotta/TV Globo

Dedé Santana e Guilherme Santana em sátira de Elvis Presley e da banda Kiss de Os Trapalhões: humor datado - João Cotta/TV Globo

Dedé Santana e Guilherme Santana em sátira de Elvis Presley e da banda Kiss de Os Trapalhões: humor datado

DANIEL CASTRO

Publicado em 10/4/2018 - 6h36

A Globo desistiu de produzir uma segunda temporada de Os Trapalhões. Relançado no ano passado, o humorístico liderado por Renato Aragão não conseguiu repetir o sucesso alcançado entre 1977 e 1996 e, diferentemente do que ocorreu com A Escolinha do Professor Raimundo, não repercutiu positivamente. Pelo contrário, recebeu muitas críticas nas redes sociais.

A decisão da Globo é mais artística do que estratégica. Os novos Trapalhões não explodiram no Ibope, mas também não fizeram feio. Exibida entre setembro e novembro do ano passado, a temporada teve média de 13,3 pontos na Grande São Paulo, a mesma de Tamanho Família, que volta domingo (15). A audiência, no entanto, ficou bem abaixo da edição deste ano de The Voice Kids (18,1).

Para a vaga de Os Trapalhões, no último trimestre deste ano, a Globo aprovou uma nova série, a primeira em que Antonio Prata assinará como autor titular. Com o nome provisório de Pais, será uma comédia de seis episódios sobre as agruras de um casal que tem seu primeiro filho. A direção será de Flavia Lacerda.

Pais o primeiro projeto de séries aprovado por Silvio de Abreu, que em março assumiu a teledramaturgia semanal da Globo, acumulando com novelas e minisséries.

Com Lucas Veloso, Bruno Gissoni, Guilherme Santana e Mumuzinho em novas versões de Didi, Dedé, Zacarias e Mussum, Os Trapalhões voltaram com o mesmo humor infantil e até ingênuo que tanto agradou nos anos 1970 e 1980. Mas, em tempos de politicamente correto, tiveram que baixar o tom nas piadas com minorias, sem ofensas a gays e nordestinos, por exemplo.

O resultado foi uma sequência de esquetes repetidas, sem muita graça para o público que acompanhou Os Trapalhões quando era criança. Afinal, um adulto tem que estar muito a fim de dar risada para se render a uma piada sobre um farmacêutico que dá uma paulada na cabeça do cliente que reclama que a farmácia só vende remédio para dor de cabeça _e ele não tem dor de cabeça.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo afirmou que Os Trapalhões "foi pensado apenas como uma homenagem pontual".

A emissora confirma a gravação da quarta temporada de A Escolinha do Professor Raimundo, prevista para começar em maio.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.