Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Análise | Pecado Mortal

Pecado Mortal chega ao capítulo 100 e sofre com descaso da Record

Michel Angelo/TV Record

Fernando Pavão (Carlão) e Betty Lago (Stella) em cena de Pecado Mortal, novela da Record - Michel Angelo/TV Record

Fernando Pavão (Carlão) e Betty Lago (Stella) em cena de Pecado Mortal, novela da Record

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 12/2/2014 - 19h14
Atualizado em 13/2/2014 - 5h47

Não tem jeito, Pecado Mortal chega ao capítulo 100, inicia sua terceira e última fase e até agora a audiência não deu sinal de que atingirá os dois dígitos tão sonhados pela Record. Desde que estreou, em setembro do ano passado, a novela pena por erros de estratégias da própria Record, como a troca de horário (que devia ter acontecido muito tempo antes, não só agora) e, mais recentemente, a baixa do diretor-geral, Alexandre Avancini, para assumir o projeto de segundo horário de dramaturgia da emissora.

Carlos Lombardi deu declarações dizendo que a Record não prioriza a dramaturgia e, de certo modo, foi atendido pela alta cúpula. Ironicamente, teve de abrir mão de seu diretor para isso. A situação de Pecado Mortal foi complicada ainda mais pela saída repentina de Mel Lisboa (Marcinha), que obrigou autor e equipe a reescreverem cenas e mudarem os rumos de Marcinha e outros personagens ligados a ela.

Fora isso, são poucas as chamadas da novela nos intervalos comerciais. A explicação é o atraso na finalização dos capítulos, que chegam para a geração poucas horas antes de a novela ir ao ar. Só por aí já se tem uma ideia da bagunça que a falta de planejamento da emissora provoca.

É realmente uma pena o descaso com que a emissora tratou uma de suas melhores produções até hoje. Texto ágil, diálogos inspirados e repletos de ironia, personagens bem desenhados pelo autor e bem defendidos pelos intérpretes e uma direção cinematográfica que acompanha a agilidade da trama. Nada disso, porém, foi suficiente para alavancar a audiência de Pecado Mortal.

As reviravoltas que Lombardi criou impediram que a história sofresse de um mal comum ao gênero: as entediosas barrigas. Tanta agilidade poderia confundir o telespectador, mas o autor foi esperto ao apostar nos flashbacks constantes. Assim, a novela cumpre lá sua cota de reiteratividade, fica bem explicadinha, sem contudo ser didática.

Também é visível o empenho do elenco em passar veracidade a seus personagens. Jussara Freire e Victor Hugo, Donana e Picasso, os grandes vilões da novela, destacam-se e centralizam a maioria das cenas de tensão da atual fase. O ressurgimento de Stela (Beth Lago) trouxe novo respiro, embora a ausência da personagem tenha sido sentida pelos telespectadores.

É interessante notar também a virada da personagem de Paloma Duarte, Doroteia, que antes tinha ares de vilã impiedosa e agora age como uma mulher apaixonada e capaz de tudo pela atenção de Carlão (Fernando Pavão), formando a outra ponta do triângulo amoroso central com Patrícia (Simone Spoladore).

O humor, principal característica de Lombardi, se faz pouco presente, mas nesse terreno é Ilana (Bianca Byington) quem rouba a cena toda vez que aparece. Psicóloga que se acha artista, não tem onde cair dura, mas não perde a pose. Suas frases são hilárias e o tom que a atriz dá à personagem a deixa ainda mais engraçada.

Por tudo isso, Pecado Mortal tinha tudo para ser uma excelente novela. É de se lamentar somente que tenha sido tratada com tanto desdém pela emissora. A essa altura do jogo, não é exagero afirmar que dificilmente ela emplacará um gol na audiência.

LEIA TAMBÉM:

'Novo' Caldeirão do Huck terá competição entre famosos de sunga

Globo terá de aprovar com o governo reprise de novela das nove

Exclusividade da Globo na prisão de suspeito gera revolta na Band

Otávio Mesquita assina com SBT e terá programa na madrugada

TV paga chega a 58 milhões, mas tem o menor crescimento em oito anos

Band prepara desenho animado adulto e prepara série dramática

TV Gazeta reformula área de esporte e demite Fernando Solera, 81 anos

Pânico fará sátira de Sheherazade com comentários absurdos

Patricia Abravanel chega a dez pontos e atropela Record

Globo relança Em Família, e novela bate recorde na Grande São Paulo

Novela Em Família erra ao retratar épocas e se perde no tempo

Versão 'turbo' de Em Família mata pai de Helena três dias antes

Em Família tem a pior primeira semana da história das novelas das 21h

Jornalistas do SBT dizem 'não' a vaga de Carlos Nascimento

Globo acelera Em Família e antecipa terceira fase da novela


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.