Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

TV por assinatura

TV paga chega a 58 milhões, mas tem menor crescimento em 8 anos

Divulgação

Família Simpson assiste televisão; desenho é um dos programas mais vistos da TV paga brasileira - Divulgação

Família Simpson assiste televisão; desenho é um dos programas mais vistos da TV paga brasileira

DANIEL CASTRO

Publicado em 8/2/2014 - 8h22

O Brasil encerrou 2013 com um total de 18,020 milhões de domicílios com TV por assinatura. Segundo projeção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o serviço já chega a 28,4% das residências do país e está disponível para 57,7 milhões de telespectadores.

Mas a alta de 2013, de 11,3% sobre 2012, foi o menor crescimento em oito anos. Desde 2005 o mercado de TV por assinatura não desacelerava tanto. O resultado, no entanto, não assusta, até mesmo porque é bastante robusto. Nesses oito anos, o mercado saiu de um cenário de estagnação e se solidificou. Mais que quadruplicou o número de assinantes (foi de 4,2 milhões no final de 2004 para os 18 milhões de hoje). Nos últimos anos, o setor cresceu acima de 20% anuais em 2010 (30,7%), 2011 (30,5%) e 2012 (27%).

Um levantamento do jornalista Samuel Possebon, da Pay-TV News, mostra que o crescimento, contudo, está concentrado nas grandes operadoras. A Net fechou 2013 com 6,06 milhões de assinantes de TV por assinatura. No acumulado do ano, conquistou 687 mil novos clientes e cresceu 12,7%.

A Sky encerrou o ano com 5,37 milhões de assinantes. Mas, como teve de desconectar no primeiro semestre 200 mil clientes que estavam inadimplentes, acumulou um crescimento anual de apenas 6,6%, com 332 mil novos usuários.

A Claro TV cresceu 15,3% no ano e tem agora 3,6 milhões de assinantes. Quarta maior operadora, a Oi vem perdendo assinantes nos últimos meses (foram 62 mil somente em dezembro). Concluiu 2013 com 829 mil usuários. A GVT teve o maior crescimento proporcional (59%) e fechou o ano com 677 mil clientes. A Vivo voltou a crescer, mas mesmo assim ficou no vermelho no ano passado: perdeu 8.000 assinantes, fechando com 594 mil. Segundo a Pay-TV, todas as demais empresas conquistaram apenas 2.000 novos assinantes.

LEIA TAMBÉM: 

BBB, Vai que Colsa, Sai de Baixo e Os Simpsons dominam TV paga em 2013

Confirmada em novela, Monica Iozzi vai apavorar mocinha de Nathalia Dill

Silvio Santos revela que tratou câncer de pele e retirou a próstata

Silvio Santos diz que usa roupa barata e que dispensa primeira classe

SBT troca Chaves por telebarraco com apresentadora cubana

'Silvio Santos me chamou para eu falar o que penso', diz Sheherazade

Telespectadores pedem Chaves no lugar de Sheherazade no SBT

Globo fatura R$ 11,5 bilhões, dez vezes mais do que Record e SBT

Globo acelera Em Família e antecipa terceira fase da novela

Filha de Silvio Santos publica foto 'chorando' para debochar da Record


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Sky

TV Paga


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você espera ver na TV em 2021?

Novelas inéditas, não aguento mais reprise
23.44%
Silvio Santos e veteranos de volta ao estúdio
15.02%
Estreia de programas diferentes
30.20%
Chega logo, BBB21!
31.35%